Com base em estudos detalhados e pesquisas de opinião, a Diretoria de Tecnologia da Informação da Unimontes (DTI) passará a oferecer a partir deste mês um novo Webmail em conformidade com a utilização de ferramentas gratuitas oferecidas pela empresa Google. O objetivo não é só facilitar o acesso, mas também gerar facilidades com as informações sobre a Universidade.

A expectativa é aprimorar o serviço de e-mail institucional a partir da nova plataforma “Google Apps for Education” – que integra os serviços de correio eletrônico e diversas ferramentas de comunicação institucional.

“A DTI optou pelo serviço por ser gratuito para instituições educacionais, com base no melhoramento do e-mail e por apresentar serviços e aplicativos gratuitos com melhorias para a parte administrativa e de gestão da Universidade”, explica o gerente de Infraestrutura de Redes e Segurança da DTI, Gabriell Henrique Rodrigues do Nascimento.

Com a migração do serviço, a expectativa é oferecer aos professores, servidores e demais usuários da Universidade o acesso fácil e uso constante de ferramentas tecnológicas do Google – como o Docs, o Drive, o Gmail, calendário, as videoconferências via Hangout e a possibilidade de publicação de vídeos online.

Ainda será possível a criação de sites por meio de um assistente. Qualquer professor poderá desenvolver uma página e solicitar sua publicação no domínio Unimontes com averiguação da DTI.

“Com as ferramentas da Google, a Unimontes promove a otimização de suas atividades administrativas e docentes. Os gestores terão nos smartphones acesso às informações estratégicas. Já os professores poderão utilizar rede social para maior interação com os alunos”, acrescenta o diretor da DTI, Alcino Franco de Moura Júnior.

Esse projeto é uma das metas da DTI no sentido de aplicar a TI nos processos gerenciais e docentes da Unimontes. “A parceria com a Google representa uma grande conquista para a comunidade acadêmica, pois possibilita o devido acesso a informações estratégicas que colaboram para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade”, pondera o diretor.

Webmail antigo e campanha institucional

O serviço antigo era gerido por um servidor da Universidade. Com o novo modelo Gmail (e-mail Google) as informações estarão mais protegidas por conta dos servidores que funcionam na chamada “Nuvem”. Serão reduzidos consideravelmente os excessos de Spam (e-mails indesejáveis sem a autorização de recebimento do usuário), uma vez que o Gmail possui filtros atualizados periodicamente.

Campanha

A DTI em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) promove durante este semestre uma campanha intensa para divulgação do novo serviço e migração. A expectativa é para que, a partir do dia 04/3, o acesso à conta de e-mail seja completamente feito pelo endereço http://webmail.unimontes.br. A partir desta data, mensagens de e-mail enviadas para as contas do domínio “@unimontes.br” chegarão na nova plataforma Gmail e não mais no Expresso Mail – plataforma atual.

TAGS:DTI