A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, hoje (23/06), palestra com a ucraniana Liliya Akentieva. A compositora de canção popular, cantora, instrumentista, escritora e artista de design gráfico vai abordar a própria trajetória artística e criativa, educação musical nas instituições de ensino da terra natal e o cenário musical na Ucrânia, além da experiência como ser humano em meio ao atual cenário de guerra, após a invasão russa há três anos. O evento, que ocorre dentro da Agenda da Semana do Departamento de Artes, será às 19h30min, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que funciona no Prédio 2 do campus-sede. Logo depois, às 21h, está previsto Recital Formatura Canto, com Kênia Lays e Gislene Brito, sob coordenação da professora Christiane Faria Franco Vieira, responsável pela Coordenação Didática da Licenciatura em Música.

Fantástica oportunidade

No âmbito da meta de conhecer outras culturas e de compreender as múltiplas formas das linguagens artísticas se manifestarem em diversos contextos, sejam culturais, sociais, históricos ou mesmo geográficos, a professora Maristela Cardoso da Mata, que está à frente do Departamento de Artes, classifica a iniciativa como “uma fantástica oportunidade de enriquecimento acadêmico e humano, através do contato com a alteridade”.

Ao mesmo tempo, para o Curso de Licenciatura em Música, continua a docente, “é importantíssimo saber como se dá o processo de ensino-aprendizagem de Música em outras partes do mundo, e, mais especificamente neste caso, nas instituições de ensino da Ucrânia”. Ela também destaca a chance “de conhecer o trabalho de uma mulher compositora, ofício quase sempre exercido por homens ao longo da história”.

Liliya Akentieva

Entre as atividades criativas da ucraniana Liliya Akentieva, a chefe do Departamento de Artes da Unimontes destaca a publicação em 2024, sob o pseudônimo de Liliya Fox, do livro de poesia “Rizni My” (em português “Somos diferentes”) e o trabalho como designer de artes gráficas.

Agenda da Semana

Na Agenda da Semana do Departamento de Artes da Unimontes constam também outras atrações.

  • Terça-feira (24/06) – Apresentação Regência e Canto-Coral, sob coordenação dos professores Mel Callado e Roberto Mont’Sá, às 19h30min, e Apresentação Flauta/Prática de Conjunto, sob coordenação do professor Romário, às 21h30min, no auditório do CCH.
  • Quarta-feira (25/06) – Recital Formatura Canto, com Amanda, e coordenação da professora Maria Odília Quadros, às 19h30min; e Recital Formatura Violão, com Marcos Paracatu, sob coordenação do professor Luiz Carlos, às 21h30min, no auditório do CCH.
  • Quinta-feira (26/06) – Apresentação Instrumentos de Teclas, sob coordenação dos professores Fábio Carvalho e Carmerindo Miranda, às 19h30min; e Apresentação Musical Oficina de Performance, sob coordenação do professor Reginaldo, às 21h30min, no auditório do CCH.
  • Sexta-feira (27/06) – Aula Aberta do Curso de Musicalização da Unimontes, sob coordenação da professora Maria Odília Quadros, às 10h; Recital Formatura Canto, com Eustáquio, sob coordenação da professora Maria Odília, às 19h30min; e Apresentação Consciência Corporal, sob coordenação da professora Édila, às 21h30min, no auditório do CCH.
  • Sábado (28/06) – Concerto para Bebês, sob coordenação da professora Maria Odília Quadros, às 10h, na Sala 75 do CCH.
  • Domingo (29/06) – Violão no Museu, sob coordenação dos professores Jukita e Geraldo, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), às 11h.
  • Segunda-feira (30/06) – Recital Formatura Canto, com Thaís, sob coordenação da professora Maria Amélia, às 19h30min, no auditório do CCH.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes