A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Extensão Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J. Itinerante), vinculado ao Departamento de Direito Público Adjetivo, realizará um evento especial em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ação acontecerá no sábado (24/08), das 8 às 12 horas, no Parque Municipal Milton Prates.

Durante o evento, serão oferecidos uma série de serviços gratuitos, como atendimento jurídico, odontológico, de saúde e ações sociais e de extensão, voltados para a garantia da saúde física e mental, promovendo a inclusão social e o combate ao preconceito.

As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Vovó Clarice, Escola Capelo Gaivota, e outras instituições de ensino superior, como o Centro Universitário UNIFIPMoc.

O evento terá uma programação diversificada, com estandes de serviços, apresentações culturais, brinquedos e atividades de lazer.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 27 de agosto, conforme instituído pela Lei nº 13.585/2017, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para este segmento.

Sobre o SAJ Unimontes

O Núcleo de Prática Jurídica S.A.J./Unimontes oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade, beneficiando a população de baixa renda de Montes Claros-MG e região. O núcleo se destaca pelo seu impacto social, realizando atendimentos diários em três turnos. Além disso, mantém um Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE) e o Programa de Extensão Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J. Itinerante), que já realizou mais de 6 mil atendimentos em 2024. Este programa está concorrendo ao Prêmio Innovare, em reconhecimento ao seu impacto positivo na comunidade.

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos