Universidade fortalece o vínculo com os profissionais graduados pela instituição, que somam quase 63 mil

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que completará 63 anos de existência no próximo dia 24 de maio, já graduou quase 63 mil pessoas em seus cursos de graduação. São profissionais das mais diversas áreas que seguem suas carreiras no Norte de Minas, em outras regiões do estado e do país, muitos deles ocupando postos de destaque.

A Universidade busca estreitar o vínculo com seus ex-alunos, visando também acompanhar sua trajetória no mercado de trabalho por meio do Programa Conexão Egressos, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino. O ponto de partida dessa interação será dado na próxima quarta-feira (30/04), com a realização do I Encontro de Egressos da Unimontes. O evento acontecerá às 9h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede.

A pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello, destaca que o encontro presencial marca o início das atividades do programa, com o objetivo de reunir não apenas os titulados em cursos de graduação, mas também os profissionais que estudaram na universidade pública, incluindo os concluintes de cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e cursos técnico-profissionalizantes, presenciais ou a distância.

Ela explica que o Programa Conexão Egressos, criado pela atual gestão superior da Unimontes, do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, tem como propósito acolher e integrar todos os profissionais que passaram pela instituição, desde os tempos da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada em autarquia estadual pela Constituição Mineira de 1989.

Portal dos Egressos

Foi criado o Portal dos Egressos, com o objetivo de fomentar o diálogo entre profissionais das diversas áreas do conhecimento. “O portal divulgará eventos de ensino, pesquisa e extensão da Unimontes, oportunidades de especialização, além de promover o intercâmbio de experiências e contatos com colegas e setores diversos”, explica a professora Ivana.

Durante o encontro do dia 30 de abril, os egressos serão cadastrados no portal. Na ocasião, também serão lançadas as bases para a criação de uma Associação de Egressos da Unimontes.
“O Programa Conexão Egressos parte da ideia de que não existem ex-alunos para a Unimontes. O espaço da universidade é público e pode ser utilizado por todos os egressos”, reforça a pró-reitora.

Impacto Social da Universidade

“Temos consciência do impacto social, econômico e político da Unimontes nas regiões onde atua, transformando realidades urbanas e sociais. A universidade modificou a vida de milhares de pessoas e famílias”, afirma a professora Ivana.
Em diversas cidades do Norte e Noroeste de Minas, os líderes, gestores e agentes de transformação são, em sua maioria, egressos da Unimontes. “Esse encontro reunirá profissionais bem-sucedidos dos quais a instituição se orgulha”, completa, destacando também a presença de docentes, coordenadores de curso e gestores da universidade.

Quase 63 mil profissionais titulados pela Unimontes

De acordo com registros da Secretaria-Geral da Unimontes, 62.939 profissionais foram diplomados entre dezembro de 1966 e dezembro de 2024, em 34 cursos de graduação, dentre eles:
Administração, Agronomia, Artes Visuais, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teatro, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Tecnologia em Gestão Pública e Zootecnia.
Na atual gestão, foram criados os cursos de Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura, cujas primeiras turmas ainda serão diplomadas.

História da Unimontes

A Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi criada em 24 de maio de 1962. Integraram a FUNM a Faculdade de Filosofia, Ciências Letras (Fafil), a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir), a Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), a Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec) e a Faculdade de Educação Artística (Faceart).
Por intermédio da Constituição Mineira de 1989, a antiga FUNM foi transformada na Unimontes. Por meio da Lei Estadual nº 11.517, de 13 de julho de 1994, houve a reorganização administrativa-funcional da instituição, sendo extintas as faculdades e criados os Centros de Ensino: de Ciências Humanas (CCH), Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Também foi criado o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

Serviço:

I Encontro de Egressos da Unimontes
Dia: quarta-feira (30 de abril)
Horário: 9 horas
Onde: auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede
Como se inscrever: https://forms.gle/3XwE7DgUc2VBd1pSA

Relacionadas

Unimontes realiza V Simpósio de Botânica Aplicada: inscrições já começaram
Unimontes é parceira do Transa Poética na realização do 2º Rio Psiu Poético – Inscrições começam sexta-feira
Palestra sobre a prática da comunicação não violenta acontece na Unimontes nesta quinta-feira
Professores da Unimontes são agraciados com a Medalha da Inconfidência
Cine na Estrada Sessões Especiais inicia hoje no Museu da Unimontes
Unimontes realiza simpósio internacional sobre ensino de línguas e literaturas