No dia 02 de dezembro, a Universidade Estadual de Montes Claros por meio do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Ladip) vinculado ao Departamento de Biologia/ PPGCS /PPGBURN e dos acadêmicos do 5º período do curso de Ciências Biológicas da Unimontes promoveram uma atividade de educação em saúde com o intuito de informar sobre as doenças endêmicas na região (leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar e doença de Chagas) e assim contribuir para a prevenção controle dessas doenças que são negligências.

A atividade, direcionada aos alunos da Escola Estadual Jesuzinha Araújo Magalhães e a comunidade local, teve o apoio da Prefeitura do município de São João do Pacuí, localizado no Norte de Minas Gerais. Este esforço conjunto destaca o comprometimento com a saúde coletiva e representa um passo significativo na promoção do bem-estar da população local.

A atividade foi organizada pelos estudantes do 5º período de Biologia da Unimontes, os quais, sob a supervisão da coordenadora do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Ladip) vinculada ao Departamento de Biologia/ PPGCS /PPGBURN Unimontes), professora Thallyta Maria Vieira, aplicaram os conhecimentos adquiridos na sala de aula de maneira prática e impactante, consolidando assim o aprendizado.

A iniciativa contou com a colaboração do pesquisador da Unidade de Medicina Tropical, do Hospital Universitário Vall d’Hebron em Barcelona (Espanha), Pau Bosch que é colaborador do grupo de pesquisa em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

A coordenadora Thallyta Maria Vieira falou sobre a experiencia para acadêmicos e comunidade. “Para o público-alvo composto por jovens da escola estadual, a presença de acadêmicos de uma universidade pública, de uma pesquisadora nacional e um pesquisador internacional não apenas amplia o entusiasmo, mas também fornece uma visão inspirada das possibilidades futuras. A interação com um pesquisador estrangeiro demonstra aos alunos e também aos acadêmicos a amplitude e a universalidade do campo científico, incentivando-os a aspirar a grandes realizações e compreender que suas metas acadêmicas podem ultrapassar fronteiras geográficas”.

Ela completa que a parceria entre a universidade, a prefeitura e os pesquisadores evidenciam a importância da cooperação para enfrentar desafios e promover a saúde única.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +