Em reconhecimento ao trabalho cidadão desenvolvido pelo Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante da Unimontes (S.A.J./Itinerante), que completa 15 anos de ações, foi realizada na tarde desta sexta-feira (29), solenidade especial de homenagem ao projeto. Concomitantemente, acontece a Mostra Fotográfica “S.A.J. Itinerante”, na Biblioteca Central da Unimontes.

Os eventos marcam não só o empenho histórico de professores e acadêmicos da Universidade na realização do programa, mas também o pioneirismo da Unimontes em fomentar a cidadania nas regiões de abrangência da instituição. Mereceu destaque na solenidade a participação direta dos professores Ana Clarice Albuquerque Leal, Ionete de Magalhães Souza – que conduziu o S.A.J. Itinerante de 2002 a 2017 –, Nardélio Lopes Bahia, Kátia Vanessa e Sebastião José Vieira Filho, que atuaram na construção do projeto de atendimento voluntário a partir da iniciativa acadêmica.

“O momento é de aprendizado para todos, principalmente em relação à ciência jurídica que evoca o viés de inserir o homem na sociedade, dando estabilidade emocional. E o voluntariado tão instigado pelos idealizadores mostra a excelência e a ousadia do nosso corpo docente”, destacou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Prof homenagem SAJ

“A Justiça é um privilégio para poucas pessoas. E é a partir da Universidade, por meio do S.A.J. Itinerante, que as inúmeras demandas que chegam da Justiça se tornam possíveis de solução. E são as mãos generosas, dedicadas e valentes dos nossos professores que demonstram essa bravura do nosso povo sertanejo”, comemorou o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

A leitura histórica do “S.A.J. Itinerante” podem ser conferidas na mostra fotográfica organizada no hall da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge. A exposição relativa ao período de 15 anos do programa, com o envolvimento de professores e acadêmicos voluntários do curso de Direito da Unimontes em atividades extensionistas.

Por intermédio da iniciativa, é oferecido atendimento jurídico gratuito à comunidade “in loco”, com palestras educativas. Conforme a coordenação, no período de 2002 a 2017, o programa beneficiou diretamente mais de 50 mil pessoas, com a participação voluntária de 400 acadêmicos. Foram atendidos moradores de mais de 20 municípios do Norte de Minas.

Exposicao SAJItin

A professora Ionete Magalhães destaca que a mostra fotográfica proporciona um resgate. “São fotografias com identificações adequadas e outros objetos de grande importância para um resgate de atividades valorizadas e eficientes, no âmbito da extensão universitária. A mostra fotográfica já está servindo, inclusive, de material de pesquisa para diversos acadêmicos, que têm interesse no assunto relacionado ao acesso à justiça, voluntariado e extensão universitária”.

A Exposição permanecerá na Biblioteca Central até meados de julho. Em agosto, a mostra será montada no Museu Regional do Norte de Minas.

SERVIÇO
Mostra Fotográfica do S.A.J. Itinerante
Onde: Biblioteca Central Professor Antonio Jorge
Campus-sede da Unimontes
Horário: 7h30 às 22h30
Entrada: gratuita

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia