A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) prepara-se para realizar a 1ª Etapa do Mutirão do Diabetes que ocorrerá nos dias 08, 15, 22 e 29 de agosto, sempre das 7h às 12h das sextas-feiras, no Circuito do Conhecimento, que fica no campus-sede.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta do Grupo de Pesquisa Vigilância e Letramento em Saúde (GPVLS) e da Liga Acadêmica de Letramento em Saúde (LALS), sob coordenação da professora Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, vinculada ao Departamento de Odontologia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Instituição de Ensino Superior (IES).

“Trata-se de um projeto acadêmico com foco em ações educativas e de cuidado para pessoas com diagnóstico de diabetes e seus acompanhantes/cuidadores”, destaca Andréa Maria Eleutério.

Público-alvo

O público-alvo são, portanto, pessoas com diagnóstico de diabetes, na faixa-etária acima de 18 anos, previamente cadastradas e entrevistadas por telefone. Elas deverão manter contato prévio, pelo celular (38) 98433-4898, com a endocrinologista Isis Gabriella, em horário comercial. A intenção é que sejam atendidas cerca de 150 pessoas.

Equipe multiprofissional e ações

As ações, segundo a docente da Unimontes, serão conduzidas por equipe multiprofissional integrada por médicos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e acadêmicos.

Os interessados que cumprirem as exigências estabelecidas terão acesso a orientações nutricionais; avaliação dos pés (prevenção de complicações); exames de sangue (glicemia e outros); avaliação antropométrica; educação em saúde e atividades físicas.

2ª Etapa

A 2ª Etapa do Mutirão vai ocorrer em 14 de novembro, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Diabetes, em parceria com a Fundação Hilton Rocha, por meio dos residentes em Oftalmologia e respectivos preceptores, para avaliar as condições oftalmológicas dos participantes. Segundo a professora Andréa Maria Eleutério, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira no mundo.

Relacionadas

Caravana do Unimontes Solidária atende moradores de Matias Cardoso, o berço da história de Minas Gerais
Unimontes publica resultado final do Edital 03/2025 de Vagas Remanescentes para ingresso no 2º semestre letivo de 2025: 213 vagas preenchidas
“Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá” no Museu da Unimontes dia 25
Editora Unimontes lança 3ª edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”
Submissão de trabalhos para a XXI Semana de Economia segue até o dia 11 de agosto
Departamento de Economia da Unimontes divulga aumento no IPC-Moc e redução no preço da Cesta Básica em junho