A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) prepara-se para realizar a 1ª Etapa do Mutirão do Diabetes que ocorrerá nos dias 08, 15, 22 e 29 de agosto, sempre das 7h às 12h das sextas-feiras, no Circuito do Conhecimento, que fica no campus-sede.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta do Grupo de Pesquisa Vigilância e Letramento em Saúde (GPVLS) e da Liga Acadêmica de Letramento em Saúde (LALS), sob coordenação da professora Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, vinculada ao Departamento de Odontologia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Instituição de Ensino Superior (IES).

“Trata-se de um projeto acadêmico com foco em ações educativas e de cuidado para pessoas com diagnóstico de diabetes e seus acompanhantes/cuidadores”, destaca Andréa Maria Eleutério.

Público-alvo

O público-alvo são, portanto, pessoas com diagnóstico de diabetes, na faixa-etária acima de 18 anos, previamente cadastradas e entrevistadas por telefone. Elas deverão manter contato prévio, pelo celular (38) 98433-4898, com a endocrinologista Isis Gabriella, em horário comercial. A intenção é que sejam atendidas cerca de 150 pessoas.

Equipe multiprofissional e ações

As ações, segundo a docente da Unimontes, serão conduzidas por equipe multiprofissional integrada por médicos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e acadêmicos.

Os interessados que cumprirem as exigências estabelecidas terão acesso a orientações nutricionais; avaliação dos pés (prevenção de complicações); exames de sangue (glicemia e outros); avaliação antropométrica; educação em saúde e atividades físicas.

2ª Etapa

A 2ª Etapa do Mutirão vai ocorrer em 14 de novembro, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Diabetes, em parceria com a Fundação Hilton Rocha, por meio dos residentes em Oftalmologia e respectivos preceptores, para avaliar as condições oftalmológicas dos participantes. Segundo a professora Andréa Maria Eleutério, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira no mundo.

Relacionadas

Hospital da Unimontes promove simpósio sobre qualidade de vida em cuidados paliativos
Outubro Rosa no Museu da Unimontes tem palestra sobre câncer de mama – Inscrições seguem abertas
Trabalhos de acadêmicos de iniciação científica são premiados na Unimontes
Inscrições abertas para Festival de Música Gospel Unimontes
Cursos de Administração e de Tecnologia em Gestão Pública da Unimontes são homenageados na Câmara Muncipal
Unimontes participa da Missão dos Embaixadores da União Europeia em Minas Gerais