A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai completar 50 anos de atuação institucional em 2012. Em 24 de maio de 1962, através da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont, era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes, por intermedeio da Constituição Estadual de 1989.

O jubileu de ouro da universidade pública será  marcado por uma série de atividades, que já estão preparadas. A programação será coordenada por comissão organizadora, oficializada através de portaria assinada pelo reitor da Unimontes, João Canela, e que será presidida pelo vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com a participação de representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica.

“Temos que envolver toda a comunidade universitária e a sociedade regional em torno das comemorações dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do ensino superior no Norte de Minas previstas para o próximo ano”, afirma o professor João Canela, que tratou do assunto em reunião com os integrantes da administração superior da instituição. Na oportunidade, foram recebidas sugestões para os eventos comemorativos do cinqüentenário.

Ele enalteceu a importância do jubileu de ouro, “pois se trata de uma data histórica para o ensino superior da região e para a nossa universidade. Temos que fazer uma comemoração condigna, com a participação de toda a comunidade, inclusive, das lideranças políticas e classistas do Norte de Minas”.

COMISSíO – A Comissão Organizadora do Cinqüentenário da Unimontes terá como objetivo coordenar, supervisionar e promover a realização de eventos e solenidades oficiais, além de providenciar a publicação de anais das atividades. Integram o grupo de trabalho, além  da vice-reitora, os professores Benedito  Said, Huagner Cardoso da Silva, José Osmar Pereira Oliva e Raquel Helena de Mendonça e Paula e os servidores Joelina da Conceição Alves de Almeida e José Otávio Braga Lima, contando ainda com a participação  do publicitário Márcio Leite.

49 ANOS – Ainda na oportunidade, o reitor João Canela salientou que a comemoração dos 49 anos de Unimontes, que acontecerá no próximo dia 24 de maio, “será feita com a participação da comunidade acadêmica e de lideranças políticas de Montes Claros”.