A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) disponibilizou o manual para os acadêmicos com informações para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2023), do Ministério da Educação (MEC).

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições superiores brasileiras. O exame é obrigatório para os concluintes dos cursos de graduação.

Neste ano, devem ser submetidos à avaliação os concluintes dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Florestal, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Zootecnia, e Tecnólogo em Agronegócio. A prova do Enade está marcada para o dia 26 de novembro.

A coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes, professora Viviane Carrasco, explica que “o objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como verificar as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional”.

Ela explica que os coordenadores dos cursos serão responsáveis pelas inscrições dos estudantes concluintes das graduações que deverão ser avaliados neste ano. Na sequência, os acadêmicos, obrigatoriamente, deverão acessar o Sistema Enade no endereço https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index, e realizar o cadastro de informações pessoais no período de 27 de junho a 18 de novembro de 2023.

Eles deverão informar os seus dados pessoais e de contato para receberem o conteúdo relativo ao exame (Item 10 do Edital nº 37/2023). Todo suporte e apoio para os coordenadores é feito pela equipe de Avaliação Institucional da Universidade.

Os alunos devem procurar as coordenações dos respectivos cursos para verificar a situação e, desta forma, ter conhecimento se estão devidamente inscritos para realização da prova. A lista dos acadêmicos inscritos e convocados será disponibilizada no sistema Enade dos coordenadores dos cursos – há um perfil exclusivo com login e senha pessoal para cada um deles.

A coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes lembra que os alunos devem ficar atentos para a importância do exame. “Sem o Enade, o estudante não pode colar grau nem obter o diploma de graduação. O aluno deve fazer a prova de modo responsável e comprometido, porque o Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior”, afirma a professora Viviane Carrasco.

No período de 01 de setembro a 25 de novembro de 2023, os acadêmicos deverão acessar o Sistema Enade, visando o preenchimento eletrônico do questionário do Estudante e a consulta do local de prova. O estudante que não preencher o questionará está em situação irregular, ficando impedido de realizar a prova e de receber o diploma de graduação.

Os concluintes inscritos no Enade 2023 serão informados sobre os locais das provas somente após responderem ao questionário sobre o exame. Também somente após o preenchimento do documento eletrônico é que será possível imprimir o cartão de informação do estudante. O Boletim de Desempenho será disponibilizado aos participantes na página oficial do Enade – http://portal.inep.gov.br.

Mais informações na Coordenadoria de Avaliação Institucional da Unimontes pelo telefone (38) 3229-8145 ou pelo endereço eletrônico: http://avaliacao.unimontes.br/index.php/enade .

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”