A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) disponibilizou o manual para os acadêmicos com informações para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2023), do Ministério da Educação (MEC).

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições superiores brasileiras. O exame é obrigatório para os concluintes dos cursos de graduação.

Neste ano, devem ser submetidos à avaliação os concluintes dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Florestal, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Zootecnia, e Tecnólogo em Agronegócio. A prova do Enade está marcada para o dia 26 de novembro.

A coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes, professora Viviane Carrasco, explica que “o objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como verificar as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional”.

Ela explica que os coordenadores dos cursos serão responsáveis pelas inscrições dos estudantes concluintes das graduações que deverão ser avaliados neste ano. Na sequência, os acadêmicos, obrigatoriamente, deverão acessar o Sistema Enade no endereço https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index, e realizar o cadastro de informações pessoais no período de 27 de junho a 18 de novembro de 2023.

Eles deverão informar os seus dados pessoais e de contato para receberem o conteúdo relativo ao exame (Item 10 do Edital nº 37/2023). Todo suporte e apoio para os coordenadores é feito pela equipe de Avaliação Institucional da Universidade.

Os alunos devem procurar as coordenações dos respectivos cursos para verificar a situação e, desta forma, ter conhecimento se estão devidamente inscritos para realização da prova. A lista dos acadêmicos inscritos e convocados será disponibilizada no sistema Enade dos coordenadores dos cursos – há um perfil exclusivo com login e senha pessoal para cada um deles.

            A coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes lembra que os alunos devem ficar atentos para a importância do exame. “Sem o Enade, o estudante não pode colar grau nem obter o diploma de graduação. O aluno deve fazer a prova de modo responsável e comprometido, porque o Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior”, afirma a professora Viviane Carrasco.

No período de 01 de setembro a 25 de novembro de 2023, os acadêmicos deverão acessar o Sistema Enade, visando o preenchimento eletrônico do questionário do Estudante e a consulta do local de prova. O estudante que não preencher o questionará está em situação irregular, ficando impedido de realizar a prova e de receber o diploma de graduação.

Os concluintes inscritos no Enade 2023 serão informados sobre os locais das provas somente após responderem ao questionário sobre o exame. Também somente após o preenchimento do documento eletrônico é que será possível imprimir o cartão de informação do estudante. O Boletim de Desempenho será disponibilizado aos participantes na página oficial do Enade – http://portal.inep.gov.br.

Mais informações na Coordenadoria de Avaliação Institucional da Unimontes pelo telefone (38) 3229-8145 ou pelo endereço eletrônico: http://avaliacao.unimontes.br/index.php/enade .

Relacionadas

Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes