Nova ponte em canal da avenida José Corrêa Machado

A  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) soma esforços com a Prefeitura de Montes Claros e com o Governo do Estado, a fim de viabilizar uma obra viária que visa desafogar o trânsito e facilitar o acesso à instituição superior: a  construção de uma nova ponte sobre o canal da Avenida José Corrêa Machado, interligando os bairros Melo e Todos Santos.  O encaminhamento da demanda  ao Governo do Estado conta com o apoio do deputado estadual Arlen Santiago. 

A reitoria da Unimontes, com o apoio do deputado Arlen Santiago,  realiza gestões junto ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), para a liberação imediata de oito vigas metálicas, a serem usadas na instalação da ponte, enquanto a prefeitura assumiu a responsabilidade pela elaboração do projeto e pela execução da obra. 

Nesta segunda-feira (12/06), o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e o deputado Arlen Santiago visitaram o local onde será a nova obra viária. Na oportunidade, o vice-prefeito deu explicações sobre o projeto elaborado pela prefeitura.

A iniciativa visa a construção de uma ponte no canal da Avenida José Corrêa Machado, entre as ruas Benedito Helvécio Guimarães (Melo) e Santo Antônio (Bairro Todos Santos), próximo ao campus- sede da Unimontes.

Guilherme Guimarães lembrou que a atual administração municipal de Montes Claros,  a partir de estudo técnico,  identificou como um dos pontos de estrangulamento, a atual ponte da ligação  entre  os bairros Melo (rua Tupis) e  Todos Santos (rua São Paulo), corredor que tem mão dupla. O projeto elaborado pela prefeitura prevê a construção de uma segunda ponte na mesma região, no eixo das ruas Benedito Helvécio Guimarães (Melo) e Santo Antônio (Todos Santos).

“O projeto prevê um sistema binário, com uma rua com  trânsito em uma mão de direção e outra rua com o trânsito em outro sentido”, explicou o vice-prefeito, destacando que, com a intervenção, o  fluxo na região será mais rápido, reduzindo também o tempo do sinal vermelho  nos dois cruzamentos da avenida José Corrêa Machado.

Ele destacou que o objetivo da  Municipalidade é contar com a parceria do Governo do Estado na execução da obra, objetivando melhorar a mobilidade urbana e facilitar  e desafogar o um dos principais gargalos do trânsito  de Montes Claros. “Queremos também atender a Unimontes, que é nossa principal instituição superior”, assegurou. 

O professor Wagner de Paulo Santiago salienta que, hoje, o campus  da Unimontes tem um fluxo diário de cerca de 12 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos, alunos e visitantes.  Ele lembrou que, conforme revelam  estudos realizados pelo setor de engenharia de trânsito da prefeitura,  o trânsito na ponte da via Rua Tupis/Rua São Paulo está altamente saturado, dificultando também o acesso ao campus-sede da Unimontes, especialmente, em horários de pico. 

“Para viabilizar essa importante obra, temos  a união  do Governo do Estado, por intermédio do governador Romeu Zema, e da prefeitura de Montes Claros, com o apoio do prefeito Humberto Souto e do vice-prefeito Guilherme Guimarães. Contamos também com o Poder Legislativo, por intermédio do deputado Arlen Santiago. Enfim, todos estão juntos querendo o  bem da nossa região, da nossa cidade e, especialmente, da nossa universidade”, afirma o reitor Wagner de Paulo Santiago. 

Por sua vez, o deputado Arlen Santiago lembrou que vem fazendo todas as gestões junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção da nova ponte na interligação dos bairros Melo e Todos Santos, atendendo não somente a comunidade universitária, mas a população em geral. “Essa obra será importantíssima para a Unimontes e para nossa cidade”, afirmou o deputado. 

Ele enalteceu a importância da parceria entre a Unimontes/Governo do Estado e a administração municipal, destacando o apoio do governador Romeu Zema e o empenho do reitor Wagner de Paulo Santiago, do prefeito Humberto Souto e do vice-prefeito Guilherme Guimarães.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana