Nova ponte em canal da avenida José Corrêa Machado
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) soma esforços com a Prefeitura de Montes Claros e com o Governo do Estado, a fim de viabilizar uma obra viária que visa desafogar o trânsito e facilitar o acesso à instituição superior: a construção de uma nova ponte sobre o canal da Avenida José Corrêa Machado, interligando os bairros Melo e Todos Santos. O encaminhamento da demanda ao Governo do Estado conta com o apoio do deputado estadual Arlen Santiago.
A reitoria da Unimontes, com o apoio do deputado Arlen Santiago, realiza gestões junto ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), para a liberação imediata de oito vigas metálicas, a serem usadas na instalação da ponte, enquanto a prefeitura assumiu a responsabilidade pela elaboração do projeto e pela execução da obra.
Nesta segunda-feira (12/06), o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e o deputado Arlen Santiago visitaram o local onde será a nova obra viária. Na oportunidade, o vice-prefeito deu explicações sobre o projeto elaborado pela prefeitura.
A iniciativa visa a construção de uma ponte no canal da Avenida José Corrêa Machado, entre as ruas Benedito Helvécio Guimarães (Melo) e Santo Antônio (Bairro Todos Santos), próximo ao campus- sede da Unimontes.
Guilherme Guimarães lembrou que a atual administração municipal de Montes Claros, a partir de estudo técnico, identificou como um dos pontos de estrangulamento, a atual ponte da ligação entre os bairros Melo (rua Tupis) e Todos Santos (rua São Paulo), corredor que tem mão dupla. O projeto elaborado pela prefeitura prevê a construção de uma segunda ponte na mesma região, no eixo das ruas Benedito Helvécio Guimarães (Melo) e Santo Antônio (Todos Santos).
“O projeto prevê um sistema binário, com uma rua com trânsito em uma mão de direção e outra rua com o trânsito em outro sentido”, explicou o vice-prefeito, destacando que, com a intervenção, o fluxo na região será mais rápido, reduzindo também o tempo do sinal vermelho nos dois cruzamentos da avenida José Corrêa Machado.
Ele destacou que o objetivo da Municipalidade é contar com a parceria do Governo do Estado na execução da obra, objetivando melhorar a mobilidade urbana e facilitar e desafogar o um dos principais gargalos do trânsito de Montes Claros. “Queremos também atender a Unimontes, que é nossa principal instituição superior”, assegurou.
O professor Wagner de Paulo Santiago salienta que, hoje, o campus da Unimontes tem um fluxo diário de cerca de 12 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos, alunos e visitantes. Ele lembrou que, conforme revelam estudos realizados pelo setor de engenharia de trânsito da prefeitura, o trânsito na ponte da via Rua Tupis/Rua São Paulo está altamente saturado, dificultando também o acesso ao campus-sede da Unimontes, especialmente, em horários de pico.
“Para viabilizar essa importante obra, temos a união do Governo do Estado, por intermédio do governador Romeu Zema, e da prefeitura de Montes Claros, com o apoio do prefeito Humberto Souto e do vice-prefeito Guilherme Guimarães. Contamos também com o Poder Legislativo, por intermédio do deputado Arlen Santiago. Enfim, todos estão juntos querendo o bem da nossa região, da nossa cidade e, especialmente, da nossa universidade”, afirma o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Por sua vez, o deputado Arlen Santiago lembrou que vem fazendo todas as gestões junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção da nova ponte na interligação dos bairros Melo e Todos Santos, atendendo não somente a comunidade universitária, mas a população em geral. “Essa obra será importantíssima para a Unimontes e para nossa cidade”, afirmou o deputado.
Ele enalteceu a importância da parceria entre a Unimontes/Governo do Estado e a administração municipal, destacando o apoio do governador Romeu Zema e o empenho do reitor Wagner de Paulo Santiago, do prefeito Humberto Souto e do vice-prefeito Guilherme Guimarães.