A Unimontes poderá ampliar as ações de ressocialização para sentenciados do regime semi-aberto. A possibilidade foi destacada pelo reitor Antonio Alvimar Souza, nessa quinta-feira (12/3), pela manhã, ao acompanhar a visita da Comissão de Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ao Presídio Alvorada, unidade prisional em Montes Claros que, atualmente, conta com 80 mulheres em cumprimento de sentença.

A visita foi coordenada pelas deputadas estaduais Marilene Alves de Souza (Leninha) e Andréia de Jesus, respectivamente presidente e vice-presidente da referida comissão. A coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Júlia Veloso dos Santos, acompanhou os trabalhos.

A Universidade já conta com 13 reeducandos do regime semiaberto no projeto “Para Além das Prisões – A vida começa quando a liberdade recebe um novo sentido” –, coordenado pelo Ministério Público de Minas gerais (MPMG) e que tem a Pró-Reitoria de Extensão como parceira, além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social e a Pastoral Carcerária. A remição da pena prevê a redução de um dia da sentença a cada três dias trabalhados.

Eles trabalham na recuperação de mobiliários, jardinagem e limpeza, além de oficinas laborais e esportivas e o acompanhamento psicológico e assistencial. “O pensamento, agora, é ampliar esta ressocialização também para as mulheres, como uma oportunidade de melhoria de vida na prestação de serviços à própria comunidade”, disse o professor Antonio Alvimar. A autorização e o quantitativo de ressocializandas são determinados pelos Poder Judiciário.

LEITURA – O reitor lembrou, ainda, que a Unimontes já desenvolve uma ação extensionista no Presídio Alvorada, com o projeto “Resgatando a dignidade e a liberdade por meio da leitura”, também de remição de pena a partir dos estudos. As ações acontecem, também, na Penitenciária de Francisco Sá e no Presídio Regional de Montes Claros.

Recentemente, em encontro no campus-sede, foi apresentada um terceiro projeto neste sentido: “Ressocialização de pessoas em privação de liberdade e fortalecimento das relações interpessoais dos agentes penitenciários e socioeducativos”.

A nova parceria é com o Departamento Penitenciário do Estado de Minas Gerais (Depen/MG), unidades do Sistema Prisional e com o Centro Socioeducativo de Montes Claros (CSEMC), com atividades em artes, cultura, educação, saúde, trabalho, esportes e lazer/recreação.

Existem cerca de 4.300 pessoas encarceradas em 15 unidades prisionais na sua área de abrangência no Norte de Minas. Desse contingente, 1.900 pessoas estão em unidades prisionais em Montes Claros (Presídio Alvorada e Presídio Regional).

TAGS:Gestão

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba