O município de Rio Pardo de Minas (Norte de Minas) receberá cursos no modelo de educação a distância da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O objetivo é capacitar os professores da educação básica e, ainda, dar novas oportunidades de qualificação aos profissionais da cidade e região. A ampliação das ações da instituição foi tema da visita de cortesia à Unimontes do prefeito de Rio Pardo de Minas, Marcus Vinícius de Almeida Ramos, nessa sexta-feira (24/3), no campus-sede.

O chefe do executivo de Rio Pardo, que esteve acompanhado pelo secretário de Governo do município, Geraldo Cantídio de Freitas, foi recebido em audiência pelo reitor João dos Reis Canela. A reunião contou também com as presenças do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e dos pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino) e Roney Versiani Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças), juntamente com o diretor de Campi, Humberto Velloso Reis.

O reitor João dos Reis Canela lembrou que o Governo de Minas Gerais já atua no município com a implantação do polo da Universidade Aberta Integrada (UAITEC) – desde 2014 – e, a partir desta estrutura para ensino a distância, contribuirá para a otimização das atividades da Unimontes. Em fevereiro último, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou a oferta de dois cursos a distância em Rio Pardo de Minas. A coordenação ficará à cargo do CEAD/Unimontes, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com financiamento da própria Capes.

ÁREAS

Serão contempladas as áreas de Gestão Ambiental, com o curso de tecnólogo (50 vagas), com a duração de dois anos e meio; e de Gestão Escolar, especialização para professores da rede básica e demais profissionais da área de educação, com 18 meses de atividades e a oferta de 50 vagas. A previsão é para que os editais sejam publicados no segundo semestre de 2017.

“A implantação de cursos por uma instituição pública como a Unimontes é uma das principais aspirações em nosso município. Precisamos de ações efetivas como estas, até mesmo para elevar a autoestima da nossa população”, afirmou o chefe do executivo. “A educação é o ponto inicial de desenvolvimento de um município”, observou.

O prefeito sugeriu, ainda, que a Unimontes auxilie o município em novos estudos de viabilidade para a implantação de mais cursos, tendo em vista que, atualmente, há ainda uma necessidade considerável de os estudantes se dirigirem a outros centros para ter acesso ao ensino superior. “Cerca 120 estudantes de Rio Pardo viajam diariamente para frequentar aulas em uma faculdade particular em Mato Verde, a 65 quilômetros. Por isso, alguns jovens são obrigados a deixar suas famílias e morar em outras cidades para a conclusão do ensino superior”.

>> Acompanhe a tes também nas mídias sociais. Estamos no TwitterFacebookInstagram YouTube