Nesta segunda-feira (29/10), às 9 horas, será inaugurado o Núcleo de Telemedicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), instalado no Hospital Universitário Clemente de Faria.  Com a iniciativa, a Unimontes passa a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE),  implementada com o  apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Rede Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Rede Universitária de Telemedicina conta com 62 núcleos operacionais em todas as regiões brasileiras, reunindo  as universidades federais e outras instituições que mantêm cursos na área de saúde. Uma delas é a Universidade de São Paulo (USP), a maior do país. O Núcleo de Telemedicina instalado no Hospital Universitário conta com uma sala equipada com o sistema de videoconferência. Os equipamentos vão permitir que os pesquisadores, professores e acadêmicos da área de graduação e participantes dos cursos de residência médica, mestrado e doutorado possam aprofundar seus conhecimentos, por intermédio de palestras e aulas, transmitidas através de videoconferências.

“A grande vantagem será a possibilidade das pessoas acompanharem as aulas e palestras a distância, tendo a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas,  de maneira simultânea”, explica o professor André Pires Antunes, coordenador do Núcleo de Telemedicina da Unimontes. Ele ressalta também que o sistema vai permitir que professores, alunos e profissionais da medicina, enfermagem e das diversas especialidades médicas possam se interagir com profissionais renomados.

No Hospital Universitário já funciona  o Polo do  Programa Teleminas Saúde, que proporciona a realização de consultas e exames a distância por meio de sistema digital, também coordenado pelo professor André Pires Antunes. Em agosto passado, o Programa Teleminas Saúde atingiu a marca de 1 milhão de atendimentos. Dos 658 municípios atendidos pela iniciativa, 150 são da área de abrangência do polo da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha.

REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA

INAUGURAÇÃO: 29/10/2012

LOCAL: Hospital Universitário  (portaria 1)- Diretoria da Residência Médica (Sala de videoconferência)

HORÁRIO: 9H