Os programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros receberão mais 10 bolsas por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A informação divulgada pelo diretor de Programas e Bolsas da Capes, doutor Márcio de Castro Silva e Filho. Destas bolsas, oito são para os doutorados vigentes em Produção Vegetal no Semiárido (4) e em Ciências da Saúde (4). As outras duas estão rubricadas para o mestrado em História.

Atualmente, a Unimontes possui 12 programas próprios de mestrados e doutorados, além de parcerias com outras universidades na oferta de minteres e dinteres – mestrados e doutorados interinstitucionais. Com esta nova concessão, a Universidade passará a contar com 119 bolsas vinculadas somente à Capes.

Há, ainda, bolsas de fomento de agências como a Fapemig, bolsas na modalidade balcão (que foram concedidas diretamente aos pesquisadores) e de outros fundos governamentais e privados.

“As novas bolsas reforçam a perspectiva para a maior produção científica no âmbito dos programas de mestrados e doutorados da Unimontes”, observa o Pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior.

Segundo ele, a Capes está avaliando mais duas propostas de pós-graduação da Unimontes, sendo uma de mestrado e uma de doutorado, com previsão para outras duas novas propostas de mestrado para o ano de 2015.