Atividades serão remotas e podem participar alunos dos cursos de graduação de qualquer campi no Norte e Vales

Neste período de renovação de matrículas, a Universidade Estadual de Montes Claros tem como novidade a oferta da disciplina “Leitura e Escrita no Contexto Acadêmico”. A proposta foi concebida pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) em parceria com a chefia do Departamento de Comunicação e Letras e a coordenação do curso de Letras/Português.Trata-se de uma disciplina optativa, de enriquecimento curricular.

O prazo de renovação para veteranos foi aberto nessa quarta-feira (22/12) e prossegue até o próximo dia 9 de janeiro/2022.Nesta nova disciplina, que será ministrada no formato remoto, podem se matricular alunos de qualquer curso de graduação da Unimontes, do campus-sede e dos demais campi do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

A coordenadora destaca que, para a nova disciplina, “a proposta teórica e prática da Linguística moderna, dos estudos que envolvem uma perspectiva discursiva”

A professora Carla Roselma Athayde Moraes será a responsável por ministrar a disciplina. As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, de 16h40 às 18h20 (com dois horários de 50 minutos), na prévia do período noturno das aulas. São 30 vagas iniciais com carga horária de 36 horas/aula e, mesmo que a Universidade retome as atividades presenciais na graduação, será mantido o formato remoto, já que a proposta é atender, simultaneamente, os alunos das demais sedes sem contratempos.

PROPOSTA

A oferta da disciplina segue uma proposta da Pró-Reitoria de Ensino de flexibilização curricular, que amplia a temática da leitura e da escrita para um público diversificado da Universidade. “Acredito que essas aulas criem um espaço específico para colaborar com o desenvolvimento de habilidades dos acadêmicos com a leitura e a escrita. Diante da boa aceitação, trabalhamos com a possibilidade de abrir novas turmas nos semestres seguintes”, destaca a professora Andrea Cristina Martins Pereira, chefe do Departamento de Comunicação e Letras.

SOBRE – A professora Carla Roselma Athayde destaca que o planejamento das aulas foi concebido sob a ótica da leitura, da escrita e da avaliação de textos específicos do ambiente acadêmico: “Como atuamos na área das Letras, acredito que, pela experiência, somos mais sensíveis para perceber as dificuldades que as pessoas têm em ler e escrever esses textos. Neste contexto, isso é muito importante”, destaca.

“Há muitas atividades na Universidade que são veiculadas por meio da linguagem oral e da escrita numa perspectiva diferenciada. O que propomos, em linhas gerais, é ensinar os gêneros acadêmicos propostos para essa diversidade de atividades. A leitura é uma condição prévia de escrita. Esta é uma proposta teórica e prática da Linguística moderna, dos estudos que envolvem uma perspectiva discursiva”, acrescenta.

O programa da disciplina oferece uma bibliografia com autores abalizados, com trajetória científica e acadêmica já comprovadamente verificada na área dos estudos da Linguagem. A professora salienta, ainda, que a concepção da disciplina “amplia aspectos discursivos dos textos, sob a égide do conhecimento da Língua Portuguesa, numa perspectiva interativa e dialógica da linguagem verbal no contexto acadêmico-científico”.

Dentre os pontos sugeridos no programa, estão os hábitos de reflexão e análise do texto/discurso, dos gêneros textuais geralmente praticados na comunidade acadêmica: qualidade, entendimento, reflexão e compreensão.

Todo o processo de renovação de matrícula acontece de forma o online e, por isso, o acadêmico interessado deverá acessar a plataforma http://www.webaluno.unimontes.br/ para se inscrever na disciplina “Leitura e Escrita no Contexto Acadêmico”.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco