A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participou, na última quarta-feira (27/11), da plenária final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A iniciativa tem como objetivo principal a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, uma forma de promover o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Ao todo, foram realizados sete encontros nas diferentes regiões do estado, para levantamento de dados e aspectos da realidade local. Em Montes Claros, a Unimontes foi responsável por sediar um desses momentos no mês de agosto desse ano.

Durante a realização da etapa final do Fórum Técnico, a Unimontes esteve representada em dois sub eixos importantes. No primeiro, intitulado Estrutura da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais, a universidade teve como representantes: Marlon Cristian Toledo Pereira, pró-reitor de Pós-graduação; Pablo Peron de Paula, assessor da Reitoria; Sara Gonçalves Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, e George Daniel Rodrigues Fonseca, vice-presidente regional da Associação Nacional de Pós-Graduandos (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) e aluno do Mestrado em História da Unimontes.

Já no segundo sub eixo, relacionado ao Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida, participaram Gilvania Barbosa Sena, Professora do Departamento de Ciências Contábeis, e Maria Clara Santana Silva, acadêmica do 7º período de Direito da Unimontes.

ResultadosA Unimontes também estará representada no grupo que vai elaborar o Plano Estadual de Ciência. Fazem parte dessa construção os professores Marlon Pereira, Pablo Peron e Sara Antunes. Eles integraram o Comitê de Representação na plenária do Fórum na Assembleia, responsável por analisar as propostas e construir o relatório final. O pró-reitor Marlon Cristian Toledo Pereira, representou as instituições de ensino superior; a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, representou os ambientes promotores de inovação, como parques tecnológicos e incubadoras de empresas; o assessor da reitoria, Pablo Peron de Paula, contribuiu com a área de preservação do patrimônio cultural e o pós-graduando George Daniel Rodrigues Fonseca, representou as entidades estudantis; Para a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, a participação na etapa de encerramento foi fundamental para destacar as demandas da Universidade, expor as especificidades de suas áreas de atuação e compreender as propostas de outras instituições. “É importante estarmos antenados com ações que visam tornar Minas Gerais um estado mais inovador e sabermos como a Unimontes poderá se inserir nesse contexto, especialmente, diante das potencialidades que o Norte de Minas possui”, afirma ela.
Durante a etapa final do Fórum, os representantes da Unimontes contribuíram ativamente no debate das propostas norteadoras, sempre respeitando o diálogo de forma a construir o documento final de forma colaborativa e cooperativa. O Fórum também proporcionou oportunidades para a construção de pontes com outras ICTs, principalmente as da rede estadual no sentindo estreitar relações e criar parcerias para novos projetos na área de pesquisa, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.”Professor Pablo Peron de Paula
Sobre o PlanoO Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais é formulado com ampla participação da sociedade, permitindo que diversos segmentos, incluindo pesquisadores, instituições de ensino, empresas e movimentos sociais, contribuam para a construção de um modelo que priorize a redução das desigualdades sociais, de gênero e de raça, além de garantir a recuperação, conservação e proteção ambiental.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”