O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, esteve em Grão Mogol quinta-feira ( 27/07), quando realizou uma visita técnica às futuras instalações da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado, juntamente com o prefeito do município, Diêgo Antônio Braga Fagundes; o vice-prefeito, Gesio Lincoln Damasceno Rocha e o secretário de municipal de Turismo, Ítalo Mendes. Ele também participou da abertura da 6ª edição do Festival de Inverno de Grão Mogol, evento apoiado pela Unimontes.
“Nosso objetivo principal com a visita foi fazer uma vistoria para verificar o estado do prédio e também de assumir o compromisso da gestão superior da Unimontes com a conclusão das obras do Programa Brasil Profissionalizado. Pretendemos entregar esse projeto à população dentro do mais breve possível e desenvolver aqui os cursos que irão contribuir para a melhoria do ensino e o desenvolvimento de Grão Mogol e da região”, afirmou o vice-reitor.
O prefeito Diêgo Braga Fagundes ressaltou a importância da obra e enalteceu a relevância da parceria com a universidade. “A prefeitura de Grão Mogol recebe essa iniciativa da Unimontes de braços abertos e com muita expectativa de que o prédio seja inaugurado o quanto antes. A população anseia por esse projeto pois sabe dos benefícios que ele trará para todos nós.”
O Programa Brasil Profissionalizado é implementado pelo Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Governo do Estado e com a Unimontes. Conta também com o apoio das prefeituras.
Dentro do programa, a Unimontes ficou responsável pela implantação das unidades do Brasil Profissionalizado nos municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompéu, Taiobeiras e Unaí.
De acordo com o projeto, a escola do Brasil Profissionalizado em Grão Mogol contará com 5.580 metros quadrados de área construída, com capacidade para atender 1,2 mil alunos. Contará com 12 salas de aula, seis laboratórios para as atividades das disciplinas (Línguas, Informática, Matemática, Física, Biologia e Química), dois laboratórios especiais, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, refeitório, anfiteatro a céu aberto e toda a estrutura administrativa de apoio e coordenação.
Festival de Inverno de Grão Mogol
A solenidade de abertura da 6ª edição do Festival de Inverno de Grão Mogol aconteceu na Casa da Cultura da cidade. “O Festival de Inverno é uma demonstração de como a educação e a cultura podem se integrar e transformar a vida da comunidade. A Unimontes entende seu papel de parceria e apoiadora do município”, destacou o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ao participar da cerimônia.
O prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes cumprimentou os visitantes e agradeceu a parceria com a Universidade. “A Unimontes é uma grande parceria do Festival de Inverno e da nossa cidade. Hoje, tivemos uma ótima notícia para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Em breve teremos a inauguração da Escola Técnica aqui em Grão Mogol”, declarou o chefe do executivo.
A solenidade contou contou com as presenças de autoridades, convidados e artistas participantes do festival, entre os quais o cantor e compositor Tino Gomes.
O Festival de Inverno prosseguiu até sábado (29/07). Durante o evento, com o apoio da Unimontes, fcoram realizadas diversas atividades, destacando: a Exposição 115 Anos de nascimento do escritor Guimarães Rosa, oficinas de musicalização infantil para educadores ( Escola Oswaldo Simões), iniciação teatral para adolescentes de percussão, Recital: Canto e Piano – Mel Callado e Camerindo, e shows musicais com o Grupo “Serestas ao Luar”, Banda Calango Baila, Grupo Wave Rock Taiobeiras e com os cantores Tino Gomes e Ricardo Viana.