A Universidade Estadual de Montes Claros estará presente em dois eventos nacionais, que acontecem ao final deste mês, na cidade de Natal/RN. Nos dias 25 a 27 de junho, será realizado o 43º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão (ForProex – “Gerir Desafios, Gerar Resultados”) e, nos três dias seguintes, acontecerá o 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, principal evento do gênero no País, ambos na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Paralelamente às duas programações, acontecerá a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.

Além da integração com as demais instituições de ensino superior, agentes públicos e agências de fomento sobre a prática extensionista associada à formação acadêmica, o Encontro e o Congresso oferecem oportunidades de divulgação das experiências bem sucedidas da Universidade, em especial o projeto “Unimontes Solidária”, que completa 16 anos de implantação em 2018.

FORPROEX

A Pró-Reitora de Extensão da Unimontes, professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, será uma das debatedoras do Encontro Nacional. Ela é conselheira para a região Sudeste da Câmara Temática da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Sobre a pauta do encontro, a pró-reitora da Unimontes destaca a reabertura do debate acerca da creditação curricular dos cursos de graduação para as práticas extensionistas. Em linhas gerais, a proposta defende a reserva de pelo menos 10% da carga horária dos cursos regulares para a extensão.

Confira

CONGRESSO BRASILEIRO

No 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, programado para os dias 28 a 30 de junho, as atividades estarão associadas ao tema central: “Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades”.

A Unimontes terá uma participação de destaque, com a apresentação de seis produções de acadêmicos extensionistas, que foram selecionadas pela comissão científica do CBEU. O coordenador de Apoio ao Estudante, professor Gilson Fróes, representará a Universidade no evento.

“Os trabalhos elaborados pelos acadêmicos da Unimontes destacam experiências e vivências sociais e de cidadania realizadas em diversos municípios atendidos pelo projeto”, observa o professor. Outra iniciativa da Unimontes abordada nos estudos que serão apresentados em Natal/RN é o projeto “Cintra Vivo” – ação de Educação Ambiental nos Bairros Cintra e Santa Rita, em Montes Claros, a partir de parceria da Unimontes, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT), Organização Vida Verde (OVIVE) e Ministério Público de Minas Gerais.

Os estudos da Unimontes selecionados para o CBEU são: “Mobilização do Projeto “Cintra Vivo”: Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade”, “Sustentabilidade: Cinema Comentado sobre “Cintra Vivo” em Montes Claros”, Ações Extensionistas do Projeto Unimontes Solidária: eixo sustentabilidade no município de São Romão (Norte de Minas); “A interface da Extensão Universitária: Projeto “Cintra Vivo”, “Intervenções e Experiências do Projeto Unimontes Solidária eixo sustentabilidade no Município de São João do Paraíso (Norte de Minas); e Projeto “Cintra Vivo” na Extensão Universitária.