Anunciados R$ 350 milhões de investimentos na região

A Câmara de Municipal de Montes Claros realizou, sexta-feira (26/01), a sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Dalton Caldeira Rocha participou da solenidade, representando o reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade junto do vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha – Foto: Ascom Unimontes

A cerimônia contou com as presenças do diretor- presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira; do superintendente da companhia em Minas Gerais, Marco Antônio Graça Câmara; e de e diversas autoridades e lideranças regionais. A sessão solene foi presidida pelo vereador Wilton Dias, segundo-secretário da Câmara. A homenagem foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues, o Claudim.
“Quero parabenizar Codevasf por essa homenagem mais que merecida, a essa instituição que é uma parceira de muitos anos da Unimontes e que promove o desenvolvimento do Norte de Minas e várias regiões do Brasil”, destacou o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha.

Na oportunidade, diretor-presidente da Codevasf agradeceu aos integrantes da Câmara Municipal de Montes Claros pela homenagem e anunciou anunciou que a Companhia terá um aporte de R$ 350 milhões para investimentos na região do Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais, visando garantir a segurança hídrica.
“A Codevasf surgiu há 49 anos, com a proposta de preservação do Rio São Francisco e foi crescendo com infraestrutura hídrica e saneamento básico. Nosso objetivo é dobrar a meta, começando pela concessão do Projeto Jequitaí. Temos outras obras importantes e no dia 22 de março, queremos a presença de todos para dar a ordem de serviço de revitalização em São Roque de Minas (nascente do rio São Francisco)”, assegurou Marcelo Moreira

Ele destacou que a Codevasf vem ampliando sua área de abrangência, com apoio dos deputados e recursos do Governo Federal para investimentos nas regiões carentes do país. “Temos 16 superintendências que atendem a 2.288 municípios. Queremos continuar contribuindo com mais obras para atender a população. Esta homenagem é muito importante para empresa, mas, tem que ser dividida com todos os funcionários”, completou o dirigente do órgão federal.

O vereador Claudio Rodrigues enalteceu as ações da Codevasf. “Com o atendimento aos nossos pleitos pela Codevasf, o nosso trabalho consegue chegar na ponta, beneficiando as pessoas que mais precisam. Tenho a honra de ter sido o vereador proponente desta homenagem e agradeço o apoio dos colegas vereadores que referendaram por unanimidade”, afirmou o vereador.

PRESENÇAS

A sessão solene em homenagem ao cinquentário da Codevasf contou com as presenças do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto; do deputado federal Paulo Guedes, e dos deputados estaduais Gil Pereira, Leninha Souza e Ricardo Campos; e do prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, entre outras autoridades civis e militares, lideranças políticas e empresariais, servidores públicos e convidados.

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, de capital social pertencente integralmente a União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. À época de sua criação, em 1974, a Codevasf atendia ao Vale do rio São Francisco, em cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. No decorrer dos anos, resultados positivos e realizações da empresa atraíram a atenção de outros estados, o que levou a ampliações de sua área de atuação.

No Estado de Minas Gerais, a Codevasf, inicialmente, atuava apenas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Com a Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020, passou a ter autorização para atuar nos demais municípios mineiros nas bacias hidrográficas dos rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari. O órgão pode atuar num total de 356 municípios em Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com representação no município de Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional com sede em Belo Horizonte.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal