Universidade apresenta Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos ao Arquivo Público Mineiro

No dia 24 de outubro de 2024, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Diretoria de Documentação e Informações  (DDI), esteve representada no IV Fórum Estadual de Gestão de Documentos, no Arquivo Público Mineiro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

O Fórum teve como objetivo reunir os servidores e gestores, em especial, os integrantes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual para debater questões relativas à atuação desses grupos. A meta é a gestão adequada dos documentos da administração pública de Minas Gerais. 

Durante o evento foi assinado um acordo de cooperação técnica para elaboração dos instrumentos de Gestão de Documentos do Sistema Estadual de Saúde e das Unidades Hospitalares. A DDI/ Unimontes foi representada no encontro pelo servidor Rogério de Jesus Oliveira.

O evento foi, também, transmitido pelo You Tube, viabilizando a participação dos outros integrantes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, servidores, estagiários e bolsistas de Iniciação Científica da Unimontes e interessados em geral, com participação de profissionais de diversos estados do Brasil.

“Esse evento é fundamental para as instituições estaduais, pois o Arquivo Público Mineiro apresentou proposições, bem como experiências de órgãos que executam a gestão documental por meio da elaboração do Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo, possibilitando administrar os documentos produzidos e recebidos em seus variados suportes, ou seja, em qualquer local onde a informação foi registrada, podendo ser em papel, microfilme, bits, papel fotográfico, película videográfica, plantas, mapas, dentre outros”, destacou a diretora de Documentação e Informações da Unimontes, professora Filomena Luciene Cordeiro Reis.

Ela ressalta que o conhecimento e a definição de regras para todos os órgãos mineiros são importantes para garantir a guarda e eliminação adequada de documentos, após cumprimento dos prazos estabelecidos pelas legislações. Com isso, as informações ficam mais organizadas; com acesso rápido a qualquer registro da instituição; redução de gastos com recursos humanos, materiais de consumo e permanente e espaço físico.

A Unimontes já possui seu Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo disponível no Arquivo Público Mineiro para apreciação e validação, demonstrando preocupação e cuidado com seu acervo arquivístico

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”