Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram recentemente do 5º Colóquio Internacional Cuba e Brasil. O “CUBRA 2024” ocorreu entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro, na Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, realizadora do evento, na cidade de Santa Clara (Cuba).
O grupo de pesquisa brasileiro Rede Internacional de Estudos Críticos sobre Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita), juntamente com representantes de duas universidades cubanas – Universidad de Granma e Universidad Central Marta Abreu de Las Villas – foram responsáveis pela frente organizadora no Brasil.
Os representantes da Unimontes no Colóquio Internacional Cuba Brasil trataram da agenda de investigação conjunta e possíveis termos de colaboração acadêmica nas áreas de agroecologia, movimentos sociais, mudanças climáticas, cooperativismo e desenvolvimento local, segurança alimentar e desenvolvimento territorial. Eles também fizeram visitas técnicas, reuniões e trabalhos de campo a partir dos projetos de extensão e pesquisa.
O Nepra participou de três painéis temáticos e de vários grupos de trabalho, apresentando pesquisas e projetos, como o “Atlas Agrário e Ambiental do Semiárido Mineiro” e “A Geografia Agrária nos livros didáticos e manuais escolares do Brasil e Portugal: uma análise do Ensino Médio e Secundário”, ambos coordenados pelo professor Gustavo Cepolini.
Também foram apresentados o trabalho “Agronegócio e gênero no Norte de Minas Gerais: uma abordagem a partir do município de São João da Ponte/MG”, pela doutoranda Gislene Quaresma Oliva, e o projeto “A Juventude Camponesa e os Territórios das Escolas Famílias Agrícolas no Semiárido Mineiro”, do mestrando Bruno Jesus do Nascimento.
Além disso, foram destacadas as pesquisas “Cartografia social e patrimônio artístico dos quilombos do semiárido mineiro”, do pesquisador Alexandre Soares de Almeida, “A crise estrutural do capital e seu potencial destrutivo na biodiversidade brasileira”, do professor Wesley Helker Felício Silva, “Formação social brasileira: reflexões sobre a ‘contrarreforma’ em curso”, da doutoranda Bruna Figueiredo Oliveira, e “Territórios Norte-Mineiros: entre os empreendimentos do Capital e a destruição do Cerrado pelo monocultivo de Eucalipto”, do pesquisador Oswaldo Samuel Costa Santos.
Além da Unimontes, a comitiva brasileira foi integrada por membros da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Universidade Estadual de Goiás (GO), Universidade de Brasília (DF) e Universidade Federal do Pampa (RS).