Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram recentemente do 5º Colóquio Internacional Cuba e Brasil. O “CUBRA 2024” ocorreu entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro, na Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, realizadora do evento, na cidade de Santa Clara (Cuba).

O grupo de pesquisa brasileiro Rede Internacional de Estudos Críticos sobre Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita), juntamente com representantes de duas universidades cubanas – Universidad de Granma e Universidad Central Marta Abreu de Las Villas – foram responsáveis pela frente organizadora no Brasil.

Os representantes da Unimontes no Colóquio Internacional Cuba Brasil trataram da agenda de investigação conjunta e possíveis termos de colaboração acadêmica nas áreas de agroecologia, movimentos sociais, mudanças climáticas, cooperativismo e desenvolvimento local, segurança alimentar e desenvolvimento territorial. Eles também fizeram visitas técnicas, reuniões e trabalhos de campo a partir dos projetos de extensão e pesquisa.

O Nepra participou de três painéis temáticos e de vários grupos de trabalho, apresentando pesquisas e projetos, como o “Atlas Agrário e Ambiental do Semiárido Mineiro” e “A Geografia Agrária nos livros didáticos e manuais escolares do Brasil e Portugal: uma análise do Ensino Médio e Secundário”, ambos coordenados pelo professor Gustavo Cepolini.

Também foram apresentados o trabalho “Agronegócio e gênero no Norte de Minas Gerais: uma abordagem a partir do município de São João da Ponte/MG”, pela doutoranda Gislene Quaresma Oliva, e o projeto “A Juventude Camponesa e os Territórios das Escolas Famílias Agrícolas no Semiárido Mineiro”, do mestrando Bruno Jesus do Nascimento.

Além disso, foram destacadas as pesquisas “Cartografia social e patrimônio artístico dos quilombos do semiárido mineiro”, do pesquisador Alexandre Soares de Almeida, “A crise estrutural do capital e seu potencial destrutivo na biodiversidade brasileira”, do professor Wesley Helker Felício Silva, “Formação social brasileira: reflexões sobre a ‘contrarreforma’ em curso”, da doutoranda Bruna Figueiredo Oliveira, e “Territórios Norte-Mineiros: entre os empreendimentos do Capital e a destruição do Cerrado pelo monocultivo de Eucalipto”, do pesquisador Oswaldo Samuel Costa Santos.

Além da Unimontes, a comitiva brasileira foi integrada por membros da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Universidade Estadual de Goiás (GO), Universidade de Brasília (DF) e Universidade Federal do Pampa (RS).

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”