O diretor de Biodiesel da Petrobrás enalteceu o trabalho dos pesquisadores da Universidade na região
Nesta manhã (09/04), a Petrobrás Biocombustível AS realizou solenidade para comemorar os 15 anos da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro em Montes Claros. O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Dalton Caldeira Rocha participou do evento representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago junto do diretor de Biodiesel da Petrobrás, Denilson Ferreira; do gerente geral da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, João Silveira D’Angelis Filho; da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha; do vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira.
A abertura contou com apresentação do Grupo Lírico Bezzi do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, seguida da exibição do vídeo especial ilustrando a trajetória da Usina nestes 15 anos de existência.
O diretor de Biodiesel da Petrobrás, Denilson Ferreira, enalteceu a Unimontes durante sua fala. “Quero cumprimentar o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha e todos os pesquisadores e professores da instituição aqui presentes e dizer que a contribuição da Universidade é fundamental para o desenvolvimento da Usina em Montes Claros. Queremos estar cada vez mais próximos.”
Ele também destacou que a Usina passa por um processo de renovação e investimento para produzir cada vez mais. “Temos um plano de investimento para o próximo ciclo de quase 70 milhões de reais e, esse ano, aqui em Montes Claros, teremos investimento de 5 milhões de reais em modernização de equipamentos, ampliação de capacidade e recomposição de fato e reinvestimento na forma da nossa força de trabalho”, destacou o diretor.
A Petrobrás Biocombustível homenageou a família de Darcy Ribeiro por meio da sobrinha-neta Maria Ribeiro, ressaltando a importância do norte-mineiro para a história de Montes Claros e do Brasil.
O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, enalteceu a importância da data para a região e para os gerais. “Eu diria que essa Usina e a Universidade estão ligadas, pois levam o nome do grande montes-clarence e do cidadão do mundo, Darcy Ribeiro que foi um grande sociólogo, grande professor e um grande político. Eu creio que esse momento em que nós celebramos os 15 anos dessa Usina certamente é importante para se pensar a sustentabilidade a partir de uma bioeconomia que nós temos aqui no norte de Minas.
Ele também confirmou a contribuição da Unimontes neste desenvolvimento.” São 15 anos que marcam a vida, não só dessa unidade industrial, que tem aqui valorosos trabalhadores pelo seu desenvolvimento de um aspecto muito importante da nossa vida, que diz respeito à transição energética, na qual eu acredito que a Unimontes pode colaborar e muito, tendo em vista que estamos acompanhados de vários professores, pró-reitores, que também pesquisam as potencialidades do Norte de Minas para transição energética, que é tão importante para a vida no nosso planeta”.