O diretor de Biodiesel da Petrobrás enalteceu o trabalho dos pesquisadores da Universidade na região

Nesta manhã (09/04), a Petrobrás Biocombustível AS realizou solenidade para comemorar os 15 anos da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro em Montes Claros. O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Dalton Caldeira Rocha participou do evento representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago junto do diretor de Biodiesel da Petrobrás, Denilson Ferreira; do gerente geral da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, João Silveira D’Angelis Filho; da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha; do vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira.

A abertura contou com apresentação do Grupo Lírico Bezzi do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, seguida da exibição do vídeo especial ilustrando a trajetória da Usina nestes 15 anos de existência.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha

O diretor de Biodiesel da Petrobrás, Denilson Ferreira, enalteceu a Unimontes durante sua fala. “Quero cumprimentar o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha e todos os pesquisadores e professores da instituição aqui presentes e dizer que a contribuição da Universidade é fundamental para o desenvolvimento da Usina em Montes Claros. Queremos estar cada vez mais próximos.”

Ele também destacou que a Usina passa por um processo de renovação e investimento para produzir cada vez mais. “Temos um plano de investimento para o próximo ciclo de quase 70 milhões de reais e, esse ano, aqui em Montes Claros, teremos investimento de 5 milhões de reais em modernização de equipamentos, ampliação de capacidade e recomposição de fato e reinvestimento na forma da nossa força de trabalho”, destacou o diretor.

A Petrobrás Biocombustível homenageou a família de Darcy Ribeiro por meio da sobrinha-neta Maria Ribeiro, ressaltando a importância do norte-mineiro para a história de Montes Claros e do Brasil.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, enalteceu a importância da data para a região e para os gerais. “Eu diria que essa Usina e a Universidade estão ligadas, pois levam o nome do grande montes-clarence e do cidadão do mundo, Darcy Ribeiro que foi um grande sociólogo, grande professor e um grande político. Eu creio que esse momento em que nós celebramos os 15 anos dessa Usina certamente é importante para se pensar a sustentabilidade a partir de uma bioeconomia que nós temos aqui no norte de Minas.

Ele também confirmou a contribuição da Unimontes neste desenvolvimento.” São 15 anos que marcam a vida, não só dessa unidade industrial, que tem aqui valorosos trabalhadores pelo seu desenvolvimento de um aspecto muito importante da nossa vida, que diz respeito à transição energética, na qual eu acredito que a Unimontes pode colaborar e muito, tendo em vista que estamos acompanhados de vários professores, pró-reitores, que também pesquisam as potencialidades do Norte de Minas para transição energética, que é tão importante para a vida no nosso planeta”.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal