Na tarde desta quinta-feira (11/09), o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO). O evento foi realizado no Centro de Convenções da Novo Nordisk, em Montes Claros, e reuniu CEOs e executivos das principais indústrias instaladas no Polo Farmacêutico local, além de autoridades nacionais e estaduais.

Foto: Juciene Abreu/Ascom

Tomaram posse o presidente Walker Lahmann, diretor-executivo da Eurofarma, e o vice-presidente Robison Morais, diretor do site da Novo Nordisk Montes Claros. Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação entre as indústrias farmacêuticas, fortalecendo a integração e a articulação de iniciativas conjuntas para inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor.

Além da posse, a cerimônia marcou o lançamento da Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia, honraria criada para reconhecer personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica no Brasil. O nome da medalha homenageia o cientista mineiro Marcos Luiz dos Mares Guia – médico, professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e pesquisador de referência internacional nas áreas de bioquímica e biotecnologia. Ele foi o fundador da Biobrás (atual Novo Nordisk), em Montes Claros, empresa que se tornou referência mundial ao desenvolver a insulina humana recombinante.

Com empresas âncoras como Novo Nordisk, Eurofarma, Cristália, Hipolabor, Vetbras e União Química, o QUIFARMO tem papel estratégico no fortalecimento da representatividade empresarial, no estímulo à inovação e na ampliação da competitividade do setor. Um dos exemplos mais recentes desse potencial é a pesquisa conduzida pela Cristália, em parceria com a UFRJ, que resultou no desenvolvimento da Polilaminina – proteína inédita no mundo capaz de regenerar a medula e possibilitar a recuperação de movimentos em pacientes com lesões medulares, colocando o Brasil na vanguarda da medicina.

O anúncio também reforçou a importância estratégica da região como polo farmacêutico e evidencia o papel da Unimontes na formação de profissionais qualificados. A universidade já mantém uma parceria sólida com a Novo Nordisk em programas de pós-graduação e, neste ano, lançou o curso de Farmácia, com 70 vagas anuais, justamente para atender à crescente demanda do setor e ampliar o acesso ao ensino superior. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a formação de recursos humanos voltados ao desenvolvimento regional e à geração de novas oportunidades.

Relacionadas

Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro