A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras. A iniciativa, que faz parte do Ranking de Universidades Empreendedoras 2025 e do Índice de Institutos Federais Empreendedores 2025, destina-se aos graduandos. Os interessados podem acessar o link https://pt.surveymonkey.com/r/QTQ6VW2.

O principal objetivo é compreender em que medida as instituições de ensino superior (IES) brasileiras geram desenvolvimento nas comunidades onde estão inseridas e contribuem para a transformação da educação no país. Os estudantes que participarem da pesquisa são convidados a deixar percepções sobre diversos aspectos da vivência acadêmica, sempre na expectativa de favorecer a criação de novos estímulos e propostas que visem ao fortalecimento da educação superior.

Universidades Empreendedoras

As Universidades Empreendedoras são produtos da Brasil Júnior (BJ). A BJ, a seu lado, é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (EJs), entidade sem fins lucrativos que representa as empresas juniores universitárias de todo o país. A sua missão é promover o desenvolvimento do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e do empreendedorismo no Brasil, a partir da oferta de formação e vivência empresarial a estudantes universitários e, assim, tornar o Brasil mais competitivo, ético, educador e colaborativo. 

Conceito

Elaborado por quatro organizações estudantis – Rede Ciências sem Fronteiras (CsF), Associação Brasileira de Estudantes (AIESEC), Brasa (Brazilian Student Association) e Entrepreneurial Action Us (Enactus) –, a construção do conceito de Universidade Empreendedora foi desenvolvida via pesquisa on-line para o público universitário. Cerca de quatro mil estudantes de todo o país participaram.

A pesquisa foi elaborada a partir de três questionamentos – O que é uma universidade empreendora? – O que influencia para uma universidade mais empreendedora? – O que pode ser replicado para uma universidade mais empreendedora? Já o índice usou seis eixos para identificar as boas práticas. São eles: cultura empreendedora, atividade de extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro