A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participou da Missão dos Embaixadores da União Europeia no Estado de Minas Gerais, realizada na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na última sexta-feira (26/09), em Belo Horizonte. A Unimontes foi representada pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Pablo Peron de Paula, que esteve presente em nome do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.
Integrando a programação da missão anual dos Embaixadores dos Estados-membros da União Europeia no Brasil, a iniciativa foi organizada pelo Governo de Minas Gerais e trouxe ao estado representantes diplomáticos da União Europeia entre os dias 23 e 28 de setembro. O objetivo foi conhecer de perto oportunidades de cooperação econômica, comercial e acadêmica no âmbito da sustentabilidade, em preparação para a COP30.
Os embaixadores foram recebidos pela reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida. Na ocasião, foi apresentada a Plataforma Selo Verde, desenvolvida na UFMG e que integra dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), voltado para práticas de responsabilidade socioambiental.
O evento contou com diplomatas de Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia, República Tcheca e União Europeia, além de autoridades dos governos estadual e municipal e representantes de diversas instituições de ensino superior mineiras. Participaram universidades como a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), PUC Minas e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
O encontro teve como propósito aprofundar parcerias entre universidades e os países do bloco europeu, ampliando o intercâmbio acadêmico e científico, além de fomentar projetos em áreas estratégicas. Entre os destaques esteve o programa Erasmus, iniciativa da União Europeia que promove mobilidade internacional para estudo, formação, estágio, voluntariado e ensino, oferecendo bolsas de estudo e apoio financeiro a estudantes e professores. A ação amplia horizontes acadêmicos, favorece a troca cultural e fortalece competências pessoais e profissionais.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Pablo Peron, as universidades presentes compartilharam um panorama de seus cursos, campi, número de alunos e projetos de cooperação internacional, ressaltando a importância da sustentabilidade e do intercâmbio de saberes como instrumentos de transformação social.
“A participação da Unimontes na Missão fortalece sua inserção no cenário internacional, valoriza o ensino, a pesquisa e a extensão e abre novas possibilidades de cooperação com instituições da União Europeia, consolidando seu papel no desenvolvimento regional e na integração global”, destacou o pró-reitor.




