A Universidade Estadual de Montes Claros é a sede virtual do VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários – REA. O tema em 2021 é “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos da Rede frente à diversidade do rural brasileiro”, com palestras e mesas redondas. A programação começa na próxima quarta-feira (1º/9), com atividades até o dia 3, transmitidas pelo Canal Geo Lives Unimontes, na rede social YouTube.

Para os organizadores, o VII ENREA contribuirá na definição dos aportes metodológicos que conduzem as pesquisas da Rede, além de proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores, professores e acadêmicos da graduação e pós-graduação.

Outra proposta está na visibilidade maior aos estudos realizados pelos integrantes da REA, com debates sobre as relações, processos e dinâmicas presentes no espaço rural brasileiro, que têm na agricultura familiar como base da organização espacial e de configuração social.

INSCRIÇÕES E TEMAS

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia de atividades, pelo site: www.even3.com.br/vii_enrea_2021/. A programação começa às 14h, na mesa redonda “Sucessão, diversidade e cultura no rural norte mineiro”, com os palestrantes Graziano Leal Fonseca e o representante indígena Uakyrê Pankararu-Pataxó (Aldeia Cinta vermelha-Jundiba), com mediação da professora Vanessa Fonseca Ayres.

Às 19h30, a palestra de abertura “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil”, com a convidada Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, professora e doutora em Geografia da UNESP/Presidente Prudente. A professora doutora Ana Ivânia Alves Fonseca, do Departamento de Geociências da Unimontes e que integra as comissões científica e organizadora será a mediadora.

As salas temáticas para as discussões nos dias 2 e 3/9, à tarde, seguem seis linhas: 1) Dinâmicas do Espaço Rural, 2) Agricultura Familiar e Campesinato: estratégias de reprodução social e territorial, 3) Relações entre Campo-Cidade e Ruralidades, 4) Relações de Gênero na Agricultura Familiar, 5) Produção de alimentos e Manifestações Tradicionais no Rural e 6) Multifuncionalidade e Políticas Públicas no Espaço Rural.

Na quinta-feira (2/9), às 19h30, acontece a roda de conversa da REA, com os líderes comunitários e pesquisadores. A palestra de encerramento “O protagonismo dos jovens agricultores familiares no desenvolvimento rural”, com o professor doutor Nilson Weisheimer, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e mediação do professor doutor Cássio Alexandre da Silva, também responsável pela comissão organizadora na Unimontes.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia