A Universidade Estadual de Montes Claros é a sede virtual do VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários – REA. O tema em 2021 é “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos da Rede frente à diversidade do rural brasileiro”, com palestras e mesas redondas. A programação começa na próxima quarta-feira (1º/9), com atividades até o dia 3, transmitidas pelo Canal Geo Lives Unimontes, na rede social YouTube.

Para os organizadores, o VII ENREA contribuirá na definição dos aportes metodológicos que conduzem as pesquisas da Rede, além de proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores, professores e acadêmicos da graduação e pós-graduação.

Outra proposta está na visibilidade maior aos estudos realizados pelos integrantes da REA, com debates sobre as relações, processos e dinâmicas presentes no espaço rural brasileiro, que têm na agricultura familiar como base da organização espacial e de configuração social.

INSCRIÇÕES E TEMAS

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia de atividades, pelo site: www.even3.com.br/vii_enrea_2021/. A programação começa às 14h, na mesa redonda “Sucessão, diversidade e cultura no rural norte mineiro”, com os palestrantes Graziano Leal Fonseca e o representante indígena Uakyrê Pankararu-Pataxó (Aldeia Cinta vermelha-Jundiba), com mediação da professora Vanessa Fonseca Ayres.

Às 19h30, a palestra de abertura “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil”, com a convidada Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, professora e doutora em Geografia da UNESP/Presidente Prudente. A professora doutora Ana Ivânia Alves Fonseca, do Departamento de Geociências da Unimontes e que integra as comissões científica e organizadora será a mediadora.

As salas temáticas para as discussões nos dias 2 e 3/9, à tarde, seguem seis linhas: 1) Dinâmicas do Espaço Rural, 2) Agricultura Familiar e Campesinato: estratégias de reprodução social e territorial, 3) Relações entre Campo-Cidade e Ruralidades, 4) Relações de Gênero na Agricultura Familiar, 5) Produção de alimentos e Manifestações Tradicionais no Rural e 6) Multifuncionalidade e Políticas Públicas no Espaço Rural.

Na quinta-feira (2/9), às 19h30, acontece a roda de conversa da REA, com os líderes comunitários e pesquisadores. A palestra de encerramento “O protagonismo dos jovens agricultores familiares no desenvolvimento rural”, com o professor doutor Nilson Weisheimer, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e mediação do professor doutor Cássio Alexandre da Silva, também responsável pela comissão organizadora na Unimontes.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco