O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Opará-Mutum – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do Rio São Francisco, anuncia a realização da oficina online “Metodologia Freireana para Mapeamento de Práticas Cotidianas em Territórios Tradicionais e Movimentos Sociais”. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada pelo link https://forms.gle/Ef57xFMZ6zLNQ1Py5. A iniciativa, que oferece 60 vagas, está prevista para ocorrer no dia 09 de maio, às 14h, via Google Meet.

Autoprodução do Espaço

A segunda oficina do Opará Mutum, no primeiro semestre letivo de 2025, visa apresentar a metodologia do Levantamento das Atividades Geradoras, desenvolvida na pesquisa de mestrado “Autoprodução do Espaço em Montes Claros: o cotidiano da Cozinha Solidária do Itatiaia (MTST)”, vinculada ao PPGDS da Unimontes.

Inspirada na obra de Paulo Freire, a proposta tem o objetivo de identificar atividades que refletem modos de vida e resistências das pessoas em seus territórios, a partir do uso de entrevistas narrativas e fundamentos da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados, método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado.

CNPq

Facilitadora da oficina do Opará Mutum, a doutoranda Julia Canuto, mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, tem experiência em projetos de extensão e atua em temas relacionados à Antropologia Urbana e Autoprodução do Espaço.

Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Opará-Mutum é composto de mestrandos e doutorandos do PPGDS, além de alunas da graduação em Ciências Sociais, orientados pela professora doutora Andréa Narciso. As atividades são coordenadas pela mestranda Laís Costa e a doutoranda Maria Cecília, ambas do PPGDS. O grupo foca em estudos e pesquisas sobre migrações e comunidades tradicionais do rio São Francisco, com destaque para a região de Montes Claros.

Relacionadas

Caravana do Unimontes Solidária atende moradores de Matias Cardoso, o berço da história de Minas Gerais
Unimontes prepara Mutirão do Diabetes para agosto – Interessados devem manter contato prévio
Unimontes publica resultado final do Edital 03/2025 de Vagas Remanescentes para ingresso no 2º semestre letivo de 2025: 213 vagas preenchidas
“Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá” no Museu da Unimontes dia 25
Editora Unimontes lança 3ª edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”
Submissão de trabalhos para a XXI Semana de Economia segue até o dia 11 de agosto