O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Opará-Mutum – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do Rio São Francisco, anuncia a realização da oficina online “Metodologia Freireana para Mapeamento de Práticas Cotidianas em Territórios Tradicionais e Movimentos Sociais”. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada pelo link https://forms.gle/Ef57xFMZ6zLNQ1Py5. A iniciativa, que oferece 60 vagas, está prevista para ocorrer no dia 09 de maio, às 14h, via Google Meet.

Autoprodução do Espaço

A segunda oficina do Opará Mutum, no primeiro semestre letivo de 2025, visa apresentar a metodologia do Levantamento das Atividades Geradoras, desenvolvida na pesquisa de mestrado “Autoprodução do Espaço em Montes Claros: o cotidiano da Cozinha Solidária do Itatiaia (MTST)”, vinculada ao PPGDS da Unimontes.

Inspirada na obra de Paulo Freire, a proposta tem o objetivo de identificar atividades que refletem modos de vida e resistências das pessoas em seus territórios, a partir do uso de entrevistas narrativas e fundamentos da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados, método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado.

CNPq

Facilitadora da oficina do Opará Mutum, a doutoranda Julia Canuto, mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, tem experiência em projetos de extensão e atua em temas relacionados à Antropologia Urbana e Autoprodução do Espaço.

Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Opará-Mutum é composto de mestrandos e doutorandos do PPGDS, além de alunas da graduação em Ciências Sociais, orientados pela professora doutora Andréa Narciso. As atividades são coordenadas pela mestranda Laís Costa e a doutoranda Maria Cecília, ambas do PPGDS. O grupo foca em estudos e pesquisas sobre migrações e comunidades tradicionais do rio São Francisco, com destaque para a região de Montes Claros.

Relacionadas

Governador destaca importância da conquista da Unimontes no Enade
Pesquisa avalia a incidência da Fadiga por Compaixão em profissionais da saúde na Macrorregião Norte
Unimontes promove I Encontro de Egressos nesta quarta-feira (30/04)
Unimontes abre inscrições para Doutorado Acadêmico em Geografia
Unimontes promove aula aberta com participação de professora mestra indígena
Acadêmicos da Unimontes participam de treinamento de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros