A partir de 2013, a Universidade Estadual de Montes Claros passará a oferecer o seu 10º mestrado institucional, na área de Letras: Linguagens e Letramentos (Profissional). O curso visa a capacitação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental e terá as seguintes linhas de pesquisa: “Teoria da Linguagem e Ensino”; “Leitura” e “Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”.

O processo seletivo deverá ocorrer no início de 2013, podendo participar apenas os professores que atuam no ensino público fundamental. Na Unimontes, o mestrado será coordenado pelo professor-doutor Osmar Pereira Oliva. O número de vagas, assim como o período exato para o processo seletivo, será anunciado nas próximas semanas.

Segundo o pró-reitor de pós-graduação, Hercílio Martelli Júnior, “a proposta do novo mestrado acaba de ser recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com o conceito 4 (a escala vai até 5) e será desenvolvido dentro de um modelo pedagógico em forma de Redes ou Plataformas”.

Ele salientou ainda que esse modelo congrega 35 universidades brasileiras, entre as quais a Unimontes, que enfrentam simultaneamente o problema verificado na capacitação e titulação de professores da educação fundamental brasileira.

“O mestrado não será exclusivamente presencial, incorporando a metodologia do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ou seja, com atividades presenciais e virtuais de forma equilibrada e harmoniosa, possibilitando um curso de qualidade como têm sido feitas as recomendações emitidas pela Capes”, concluiu o pró-reitor.

MESTRADOS INSTITUCIONAIS

Na área de Letras, a Unimontes já oferece à comunidade o mestrado em Estudos Literários. Já estão em funcionamento também os mestrados em Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde (um acadêmico e outro profissional), Desenvolvimento Social, História, Produção Vegetal no Semiárido e Zootecnia. Desde 2012, a Unimontes passou a oferecer, também, o doutorado em Ciências da Saúde, o primeiro na história da instituição.