A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lança Edital de processo seletivo para concessão de bolsas no âmbito do Projeto Cidadania. O projeto visa constituir um núcleo de pesquisa sociopolítica, formado por professores e acadêmicos da instituição de ensino superior e membros da Comissão Sociopolítica da Arquidiocese de Montes Claros (Arquimoc). O objetivo é analisar processos de educação popular, participação política e cidadã no bairro São Lourenço, em Montes Claros, Norte de Minas. São oferecidas seis bolsas: uma bolsa de apoio técnico (Desenvolvimento em Ciência), no valor de R$ 1.100,00 e vigência de um mês; e outras cinco para pesquisadores discentes, no valor de R$ 770 cada uma e vigência de três meses. Os recursos serão pagos pela Unimontes e originam de emenda parlamentar. O prazo de inscrição é nos dias 21 e 22 de junho.

Inscrição

As inscrições são de graça e precisam ser efetuadas pelo e-mail projeto.cidadania@hotmail.com. Os documentos exigidos (a serem enviados em PDF único com nome completo do candidato) são: documento de identidade (RG e CPF), comprovante de matrícula, histórico escolar atualizado e Currículo Lattes. O Edital pode ser conferido no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/06/Edital-Projeto-Cidadania-Unimontes_jun_2025.pdf.

Requisitos

Os interessados devem ser estudantes de graduação ou estudantes (regulares ou em regime especial) dos programas de pós-graduação da Unimontes; apresentar, no ato da inscrição, comprovante de matrícula ou outro documento que ateste a vinculação acadêmica; demonstrar interesse comprovado em temáticas como cidadania, justiça social, participação política, direitos humanos, educação popular ou atuação comunitária; ter disponibilidade para participação integral nas atividades formativas; e possuir experiência prévia em movimentos sociais, pastorais sociais, associações de bairro, grupos políticos organizados, coletivos culturais ou outras formas de organização popular.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise documental (eliminatória) e análise do histórico escolar (classificatória).

Responsabilidade

Caberá aos bolsistas participar ativamente de todas as etapas e atividades propostas pelo Projeto Cidadania; participar da elaboração do relatório de diagnóstico, do mapa informativo do planejamento das ações e da execução dos processos formativos na comunidade; e contribuir com a organização e produção do relatório final do projeto. Eles deverão fazer diagnóstico comunitário para incentivar, apoiar e articular um grupo residente no bairro São Lourenço, em Montes Claros. A meta é que os moradores se reconheçam como agentes políticos, empoderem-se a si mesmos e empoderem a coletividade a que pertencem; organizar e analisar dados para a elaboração de estratégias de ação formativa na comunidade; execução do processo formativo por meio de oficinas de educação cidadã.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes