A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas até 20 de agosto, para o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre de 2023.

Ao todo, são oferecidas 874 vagas que estão distribuídas em reopção interna (291) transferência externa (285) e obtenção de novo título (298). As inscrições podem ser feitas de 11 a 20 de agosto de 2023.

Consulte edital no link: https://unimontes.br/processo-seletivo-vagas-remanescentes/.
O período de Inscrição será dividido em 03 (três) e seguirá os critérios de análise conforme edital.

1 – DAS VAGAS REMANESCENTES:

1.1. O presente edital objetiva a ocupação de vagas remanescentes dos cursos regulares de graduação para ingresso no 2° semestre de 2023, com início das aulas imediato ao resultado do processo.

1.2. Para preenchimento das vagas remanescentes constantes no edital o candidato deverá seguir todas as orientações de acordo com a modalidade pleiteada, conforme os anexos e ordem de prioridade listada nas alíneas “a”, “b”, “c”, “d”, “e” e “f”.

1.3. Até que seja publicado novo edital de Vagas Remanescentes, os candidatos inscritos no
processo 02/2023 poderão ser convocados para matrículas em cursos que houver vagas, ainda que, para aulas em outro semestre letivo.

ANEXO II – TRANSFERÊNCIA INTERNA

a) REOPÇÃO DE TURNO: alunos regularmente matriculados na Unimontes que queiram fazer reopção de turnos, no mesmo curso, no mesmo campus/núcleo.

b) REOPÇÃO DE CAMPUS: alunos regularmente matriculados na Unimontes que queiram fazer reopção de campus, no mesmo curso regularmente oferecido pela Universidade.

c) REOPÇÃO DE CURSO: alunos regularmente matriculados na Unimontes que queiram fazer reopção por curso afim, no mesmo campus/núcleo.

d) REOPÇÃO DE CURSO E CAMPUS: alunos regularmente matriculados em cursos dos diversos campi/núcleos, que queiram fazer reopção por curso afim.

ANEXO III – TRANSFERÊNCIA EXTERNA

e) Alunos regularmente matriculados em outra Instituição de Ensino Superior (IES) nacional/estrangeira ou presencial/EAD.

ANEXO IV – OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

f) Candidatos que já possuem graduação e que desejam nova formação superior.
Para participar, é essencial que os interessados acompanhem os editais divulgados pela universidade e realizem suas inscrições dentro dos prazos estipulados. Além disso, é fundamental atender aos critérios de seleção estabelecidos pela instituição.

A seleção dos candidatos será realizada de acordo com a disponibilidade de vagas e a classificação será feita de forma ordenada, de acordo com a nota obtida no processo seletivo e o cumprimento dos critérios estabelecidos pela universidade.

A universidade reforça ainda que o preenchimento dessas vagas remanescentes é uma oportunidade valiosa para os estudantes que buscam ingressar em um curso superior e destaca seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade acessível a todos.

As vagas são para os cursos ministrados no campus-sede de Montes Claros e nos campi do Noroeste e Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha: Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Sobre a Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma instituição pública de ensino superior de acesso gratuito para a população. Fundada em 1962, a universidade oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento educacional, científico e cultural da região e do país. #vempraunimontes

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite