O Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais, vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais (DPCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), publicou edital de processo seletivo para o projeto de pesquisa e extensão “Educação Antirracista e Direito à Saúde da População Negra”, implementado por meio de emenda parlamentar.

A iniciativa é destinada a acadêmicos regularmente matriculados no curso de Ciências Sociais da Unimontes, entre o 2º e o 5º período, e prevê o sistema de reserva de vagas, com oportunidades para estudantes autodeclarados afrodescendentes, egressos de escola pública, quilombolas, pessoas com deficiência e indígenas.

Estão sendo oferecidas duas bolsas de graduação, com duração de cinco meses, no valor individual de R$ 770, vigentes para o segundo semestre de 2025.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 21 a 25 de julho de 2025, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/uesb3YKgiU69Jc5a.

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá anexar, em um único arquivo PDF, nomeado com nome e sobrenome do interessado, os seguintes documentos digitalizados: Documento de identidade com foto (RG e CPF); Comprovante de matrícula atualizado; Histórico acadêmico; Carta de motivação e expectativas/contribuições para o Observatório (máximo de uma lauda); Currículo Lattes atualizado com link de acesso público. O edital completo está disponível em: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/07/Edital-003-2025_observatorio_desigualdades_sociais_2_bolsistas.pdf

Etapas de seleção

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: Análise da documentação comprobatória (eliminatória); Análise do histórico escolar (classificatória); Avaliação da carta de motivação e interesse no projeto (classificatória); Entrevista oral com os candidatos selecionados nas fases anteriores (classificatória).

Responsabilidades e requisitos

Os estudantes selecionados deverão atuar em diversas frentes do projeto, incluindo: Levantamento e construção de banco de dados socioeconômico; Participação em oficinas, cursos, grupos de estudo, rodas de conversa, palestras, seminários e outras ações previstas.

Além disso, é exigido que os bolsistas: Tenham disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades do plano de trabalho; Estejam com o Currículo Lattes atualizado; Possuam domínio de ferramentas digitais (Excel, Word, PowerPoint); Apresentem habilidade em redação de planilhas, relatórios e documentos técnicos; Não possuam vínculo empregatício, em nenhuma modalidade, durante a vigência da bolsa.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes