O Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais, vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais (DPCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), publicou edital de processo seletivo para o projeto de pesquisa e extensão “Educação Antirracista e Direito à Saúde da População Negra”, implementado por meio de emenda parlamentar.

A iniciativa é destinada a acadêmicos regularmente matriculados no curso de Ciências Sociais da Unimontes, entre o 2º e o 5º período, e prevê o sistema de reserva de vagas, com oportunidades para estudantes autodeclarados afrodescendentes, egressos de escola pública, quilombolas, pessoas com deficiência e indígenas.

Estão sendo oferecidas duas bolsas de graduação, com duração de cinco meses, no valor individual de R$ 770, vigentes para o segundo semestre de 2025.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 21 a 25 de julho de 2025, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/uesb3YKgiU69Jc5a.

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá anexar, em um único arquivo PDF, nomeado com nome e sobrenome do interessado, os seguintes documentos digitalizados: Documento de identidade com foto (RG e CPF); Comprovante de matrícula atualizado; Histórico acadêmico; Carta de motivação e expectativas/contribuições para o Observatório (máximo de uma lauda); Currículo Lattes atualizado com link de acesso público. O edital completo está disponível em: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/07/Edital-003-2025_observatorio_desigualdades_sociais_2_bolsistas.pdf

Etapas de seleção

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: Análise da documentação comprobatória (eliminatória); Análise do histórico escolar (classificatória); Avaliação da carta de motivação e interesse no projeto (classificatória); Entrevista oral com os candidatos selecionados nas fases anteriores (classificatória).

Responsabilidades e requisitos

Os estudantes selecionados deverão atuar em diversas frentes do projeto, incluindo: Levantamento e construção de banco de dados socioeconômico; Participação em oficinas, cursos, grupos de estudo, rodas de conversa, palestras, seminários e outras ações previstas.

Além disso, é exigido que os bolsistas: Tenham disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades do plano de trabalho; Estejam com o Currículo Lattes atualizado; Possuam domínio de ferramentas digitais (Excel, Word, PowerPoint); Apresentem habilidade em redação de planilhas, relatórios e documentos técnicos; Não possuam vínculo empregatício, em nenhuma modalidade, durante a vigência da bolsa.

Relacionadas

IsF/Unimontes oferece curso gratuito e presencial de inglês – Inscrições seguem abertas até sexta-feira
Clio no Museu debate sobre “Mulheres transformadoras através de experiências culturais”
Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)
Programa de Pós-graduação Associado Unimontes IFNM oferece uma vaga para credenciamento de professor colaborador
Museu da Unimontes exibe “Suçuarana” quinta-feira
Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos