Público poderá conhecer estudos e assistir a atrações culturais

A atuação da Unimontes em prol da melhoria das condições de vida e do desenvolvimento regional, como instituição pública, gratuita e estadual, é apresentada na 45ª  Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), que acontece de 28 de junho a 7 de julho. A instituição está presente com um estande multitemático que apresenta as pesquisas e projetos voltados para a melhoria da produção agrícola e superação das adversidades climáticas no Norte de Minas, assim como projetos culturais, ações da extensão e outras atividades.

A Universidade marca presença na Expomontes por meio de parceria com a Sociedade Rural de Montes Claros e com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR). A  proposta do estande é de aproximação entre a universidade e a comunidade, mostrando  os serviços prestados à população.

A iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento e Gestão), Diretoria de Bibliotecas, Editora Unimontes, Centro de Educação a Distância (CEAD), Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e outros setores da instituição.

PROGRAMAÇÃO DO ESTANDE

O estande tem a participação da coordenação do Campus da Unimontes em Janaúba, onde são mantidos os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e dos cursos pós-graduação Stricto Sensu de Zootecnia (mestrado) e Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado).  Serão apresentados os diversos estudos e projetos de pesquisa que objetivam a melhoria do sistema de produção na região.

Na próxima segunda-feira, às 14h, acontecerá no Parque de Exposições a palestra “Impactos da Qualidade da Forragem e Suplementação Animal sobre a Rentabilidade da Fazenda”. Um dos palestrantes será o professor Virgilio Mesquita Gomes, do curso de Zootecnia.

Além da exibição de vídeos, o  público da Expomontes poderá conhecer as atividades da Universidade por meio de exposições de livros e palestras. Entre os temas a serem abordados estão “Diferimento Estratégico do uso do pasto. Você sabe como fazer?” e “Escolha do  capim para o semiárido mineiro”, “A produção de bezerros de corte a partir de vacas leiteiras” e “Produção de Leite no semiárido”, pelo Pró-reitor de Pesquisa, professor José Reinaldo Mendes Ruas.

Os visitantes  do estande serão contemplados ainda com uma série de atividades extensionistas e apresentações culturais, com destaque para as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Saruê, Coral Universitário Professora Clarice Sarmento e do Teatro Universitário.

Uma das atrações será o futebol de robôs com o Projeto de Robótica, do departamento de Ciências da Computação (cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Sistemas). Além disso, serão promovidas atividades do Programa de Ginástica da Unimontes e a exposição do projeto “Conexões Visuais”.

Os cuidados para a garantia da boa saúde também têm espaço na programação do estande da Unimontes. Estão previstas orientações sobre a prevenção ao diabetes (Projeto Lambda) e de combate à dengue (Projeto Biotemas), no dia 3 de julho, aniversário de Montes Claros. Haverá ainda atendimento jurídico gratuito do Projeto de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), bem como consultoria na área de engenharia.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”