O Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, da Folha de São Paulo, que acaba de ser divulgado, mostra a melhoria do desempenho da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sobretudo na qualidade do ensino. Com a nota 43,30, a instituição norte-mineira ocupa 95ª posição, sendo que RUF 2013 foi classificada na 106ª posição. Na nova publicação, a Unimontes ficou no 12º lugar entre as universidades mineiras.
No comparativo das edições 2013 e de 2014 do levantamento, observa-se um grande avanço da Universidade Estadual de Montes Claros na melhoria da qualidade do ensino. No RUF 2013, a Unimontes ficou em 119ª posição no ensino e, no estudo de 2014, foi classificada em 87º lugar na avaliação do mesmo item.
O pró-reitor de Ensino da Unimontes, professor João Felício Rodrigues Neto, ressalta que o Ranking Universitário da Folha é uma importante ferramenta de avaliação das instituições de ensino superior em nível nacional. “É preciso observar a metodologia utilizada e interpretar o significado dos dados, que servem como referência para as instituições no planejamento de suas ações”, afirma o pró-reitor.
Ele ressalta que a melhoria da qualidade do ensino na Unimontes, comprovada no levantamento do jornal “Folha de São Paulo”, resulta de “ações concretas como as melhorias na reestruturação de projetos pedagógicos. Junto com essa reestruturação, também houve uma reflexão sobre o acesso ao ensino superior e sobre os motivos da evasão na universidade, buscando sempre a melhoria da qualidade dos cursos de graduação”, complementa João Felício.
O pró-reitor de Ensino informa, ainda, que a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é outro fator que contribui para a melhoria do ensino de graduação. “O programa de bolsas de iniciação à docência aproximou a universidade das escolas da educação básica com a integração da teoria com a prática”, comenta o professor João Felício.
INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
O Ranking Universitário da Folha 2014 apresenta também o avanço da Unimontes em outras áreas. No item Inovação, a Universidade passou da 71ª posição para 67ª posição. A inovação é medida com base na quantidade de registros de patentes solicitadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a partir de pesquisas e processos desenvolvidos na universidade.
No quesito internacionalização, a Unimontes passou do 145º lugar para o 138º lugar. Entre outros aspectos, contribuíram a melhoria da instituição no ranking a adesão ao Programa Ciência sem Fronteiras e ao Programa de Licenciaturas Internacionais.