Realizado o maior investimento privado da indústria farmacêutica no Brasil

Foto: Neto Macedo/ Ascom Unimontes

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, participou, na manhã de segunda-feira (7/4), da cerimônia do anúncio da expansão da fábrica da empresa Novo Nordisk em Montes Claros, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o CEO Global da companhia, Lars Fruergaard Jørgensen.  O investimento previsto é de R$ 6,4 bilhões. Trata-se do maior investimento da história feito por uma empresa privada do setor farmacêutico no Brasil.

O presidente Lula esteve acompanhado do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luiz Marinho (Trabalho). Também estiveram presentes o senador Rodrigo Pacheco, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, parlamentares, autoridades, empresários e convidados.

A cerimônia teve como convidada a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen. Entre os executivos da Novo Nordisk, marcou presença o vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros, Reinaldo Costa.

As obras de construção já começaram e as operações estão previstas para começar em 2028.  De acordo com a Novo Nordisk, serão gerados mais 600 empregos diretos. Durante a fase de construção, até 2.000 empregados externos trabalharão no local.

Ainda de acordo com a companhia, a expansão irá aumentar significativamente a capacidade da unidade com a adição de novos processos de produção asséptica, um almoxarifado e um novo laboratório de controle de qualidade. A unidade atenderá a diversos formatos de produtos, incluindo produtos GLP-1, e contará com tecnologia avançada e preparada para o futuro.

“Este anúncio é um marco histórico para a Novo Nordisk no Brasil e destaca o nosso compromisso inabalável com a inovação e a excelência no país, à medida que continuamos a investir nesta unidade de produção estratégica”, destacou Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros.

Para o reitor Wagner Santiago, o anúncio reforça a importância estratégica da região como polo farmacêutico e evidencia o papel da Unimontes na formação de profissionais qualificados. “A Unimontes e a Novo Nordisk já mantêm uma parceria sólida em programas de pós-graduação. Este ano, lançamos o curso de Farmácia, com 70 vagas anuais, justamente para atender à crescente demanda do setor e ampliar o acesso ao ensino superior. Estamos comprometidos com a formação de recursos humanos que contribuam com o desenvolvimento regional e com a geração de novas oportunidades”, destacou.

Foto: Neto Macedo/ Ascom Unimontes

Curso Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica

A Unimontes, em parceria com a Novo Nordisk, ministra o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica (BPF): Ênfase em Validação e Gestão da Qualidade”, cujas atividades foram iniciadas no primeiro semestre de 2024. A iniciativa foi viabilizada com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Oferecido gratuitamente, o curso é voltado para graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas (Engenharias) e afins que busquem aprofundar o conhecimento, formação científica e tecnológica nessas áreas.

A Pós-Graduação “Boas Práticas de Fabricação (BPF): Ênfase em Gestão da Qualidade e Validação” é coordenada pela professora Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier, do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes, doutora em Biologia Molecular pelas Universidade de Brasília (UnB).

“O curso de pós-graduação Lato Sensu “Boas Práticas de Fabricação (BPF): Ênfase em Gestão da Qualidade e Validação” caminha para a sua conclusão em setembro de 2025. Estarão disponíveis ao mercado de trabalho farmacêutico 27 novos especialistas em BFP notoriamente treinados na teoria e na prática com expertises da Unimontes e da Novo Nordisk”, informa a professora Alessandra Ericsson Xavier.

Ela informa que as aulas do curso acontecem na Unimontes e na Novo Nordisk com visitas técnicas guiadas por profissionais de ambas as instituições. Como uma atividade da atual etapa da especialização, nos dias 28 e 29 de março, foi ministrada disciplina Gestão da Qualidade no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do prédio 6 do campus-sede da Universidade.

Relacionadas

Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo
Inscrições para Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior seguem abertas – As vagas são para Portugal
Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores
I Encontro de Egressos da Unimontes marca início de programa destinado à integração e fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos
Câmara Municipal entrega título de Cidadão Benemérito ao professor Juvenal Caldeira Durães, um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas