Com abertura programada para esta terça-feira (4/10) à noite, no Centro Cultural Hermes de Paula, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético chega à sua 25ª edição. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras na organização do evento que prosseguirá até o próximo dia 12, com uma vasta programação – inclusive no campus-sede. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

A participação da universidade no Salão Nacional de Poesia é destacada pelo idealizador e organizador do Psiu Poético, Aroldo Pereira. “A Unimontes é um braço muito importante da inteligência catrumana, que, através do Psiu Poético, dialoga com a inteligência brasileira e internacional”, afirma Aroldo. Ele lembra que a parceria com a Unimontes na realização do evento foi iniciada há 13 anos, envolvendo professores e alunos.

Como parte integrante da programação, nesta quarta-feira (5/10), às 20h45, acontecerá no hall do prédio 2, no campus, a “Roda de Poesia”. A atividade será coordenada pelo professor Élcio Lucas, com declamação de poemas e a participação dos alunos.

OBRAS LITERÁRIAS

No período de 5 a 11 de outubro, sempre às 15 horas, haverá debate sobre os livros indicados para o 1º Processo Seletivo/2012 da Unimontes, no Centro Cultural. A entrada é solidária: a doação de um quilo de alimentos não perecível.

Outra atividade do Psiu Poético é o Projeto “Poesia Circular”, que será desenvolvida em diversos espaços, com o objetivo de divulgar a poesia e aproximar os poetas do grande público. O Hospital Universitário Clemente de Faria é um dos locais escolhidos para o projeto. No dia 11, às 9 horas, os poetas e escritores participantes do Psiu vão se apresentar na tenda de eventos do hospital, além de percorrer os diversos setores, com declamações de poesias e poemas.

A iniciativa é uma ação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário. Também vão participar da atividade os servidores que se inscreveram no Salão de Poesia: Mirna Mendes, José Geraldo Mendonça Júnior (Penninha) e Adílson Cardoso.

No dia 11, às 19 horas, será promovido no auditório do prédio 1, no Campus Universitário, o debate “Geração Psiu Poético – os novos rumos da poesia”. Participam os professores Wagner Rocha (escritor e atual diretor do Centro de Ciências Humanas), Marli Fróes (doutora em Literatura), Antonio Alvimar de Souza (diretor da Editora Unimontes) e os escritores Renilson Durães e Ricardo Veloso (atual prefeito de Bocaiúva).

HOMENAGEADOS – Mantendo a tradição da exposição, em sua 25ª edição o Psiu Poético homenageia sete escritores e poetas: Tom Zé, Balik Bah, César Domiciano, Helena Soares, Maria Iede Nunes Costa Zuba, Rodrigo Garcia Lopes e a menina poeta Paula Ferreira Ribeiro, de 11 anos.

A programação completa do Salão Nacional de Poesia pode ser conferida no site: www.psiupoetico.com.br.