A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou os processos licitatórios para os serviços de conclusão de cinco escolas do Programa Brasil Profissionalizado, coordenado pela instituição. As unidades estão localizadas nos municípios de Grão Mogol, Joaíma, Monte Azul, Pompéu e Taiobeiras.

Na execução dos serviços complementares das cinco escolas profissionalizantes serão aplicados cerca de R$ 5 milhões, de um montante de R$ 22 milhões, que, a pedido da atual gestão superior da Unimontes, foram liberados pelo Governo do Estado para a conclusão de diversas obras da universidade.

O Brasil Profissionalizado é um programa implementado pela União com com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a contrapartida do Governo do Estado de Minas, prevê a construção de escolas profissionalizantes em 13 municípios mineiros.

Cada unidade educacional, com área construída de 5,58 mil metros quadrados, podendo atender cerca de 1,2 mil alunos.

Detalhamento das obras

De acordo com o Setor de Engenharia e projetos da Unimontes, os serviços complementares das cinco escolas profissionalizantes deverão ser iniciados em janeiro de 2025, com a previsão de serem concluídos no próximo ano – dentro do prazo de seis a oito meses.

As obras de conclusão do prédio da escola do Brasil Profissionalizado em Pompéu estão orçadas em R$ 2.243.618,41. Serão executados na unidade os serviços de instalação de uma subestação de energia, pisos, forros, paisagismo e pinturas, além de limpeza.

O término da unidade do programa em Taiobeiras foi licitado no valor de R$ 973.134,83, envolvendo a instalação de portas, esquadrias, pisos e os serviços de pintura, paisagismo e limpeza, entre outros. Na unidade de Joaíma serão aplicados R$ 892.297,64, abrangendo a pintura, forro, pisos, paisagismo e a instalação de peças dos banheiros.

A conclusão da escola do Brasil Profissionalizado de Monte Azul terá o custo de R$ 455.705,64, incluindo os serviços de forros, revestimentos, pinturas e paisagismo. Já a unidade de Grão Mogol será terminada com investimentos de R$ 417.660,70. O valor será aplicado nas obras relacionadas a instalação de pisos, revestimentos, pinturas, forros e paisagismo (plantio de grama).

Neste ano, a Unimontes, também com recursos liberados pelo Governo de Minas, reiniciou as obras de outras três unidades Programa Brasil Profissionalizado que estavam paralisadas desde o final de 2023: de Bocaiuva, Brasília de Minas e Manga. Elas também serão entregues em 2025.

Unimontes participa de Fórum da Secretaria Estadual de Cultura sobre Gestão de Documentos
Unimontes realiza cerca de mil atendimentos odontológicos gratuitos por mês
Curso de Serviço Social da Unimontes recebe nota máxima pela Secretaria de Educação
Últimos dias para visitar exposição temporária de outubro no Museu Regional do Norte de Minas