A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lança Edital para processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Enfermagem (PPGenf). Trata-se do primeiro mestrado na área de enfermagem do Norte de Minas. Com a iniciativa, a Universidade objetiva diversificar e fortalecer a oferta de cursos, a partir da contemplação de áreas estratégicas e emergentes do conhecimento. 

O curso é o 23º mestrado da Unimontes, que também oferece 10 doutorados. O pró-reitor de Pós-Graduação da universidade, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, destaca que a iniciativa “representa um marco significativo para a qualificação profissional e o avanço da pesquisa na área da saúde”, pois “fortalece a produção científica e a formação de enfermeiros capacitados para atuar no ensino, na gestão e na assistência com base em evidências”.

Ele explica que o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem terá “abordagem interdisciplinar e foco nas necessidades regionais”, o que contribui para a melhoria dos serviços de saúde e o desenvolvimento da Enfermagem nesta área do Estado e no Brasil. “O sucesso do programa reflete o compromisso da Unimontes com a excelência acadêmica e a inovação na formação de profissionais da saúde”, sintetiza o professor.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unimontes em 2024. A homologação, que autoriza o efetivo funcionamento do PPGenf, aconteceu no mês de fevereiro deste ano.

O professor Marlon Pereira esclarece que o conceito-base dado pela Capes “a todo mestrado” recém-aprovado “geralmente” é C, que equivale à nota 3. Segundo ele, “só após o ciclo de quatro anos é que há novas avaliações e possibilidade de melhoria de conceito”.

Coordenador do PPGenf, professor Diego Dias de Araújo, destaca que “a Enfermagem é uma profissão essencial e considerada nuclear na estrutura das profissões de saúde, estando em constante ampliação do seu escopo, tanto no cenário nacional quanto no contexto internacional”. A profissão, complementa, segue presente “em todas as estruturas organizacionais do sistema de saúde brasileiro, além de atuar em atividades de gestão, coordenação, gerenciamento e pesquisa”.

Inscrições

As inscrições para o Mestrado em Enfermagem ocorrerão entre os dias 18 de março e 19 de maio, exclusivamente pela internet. São oferecidas 13 vagas, das quais cinco destinadas à reserva de vagas para negros (três), indígenas (uma) e pessoas com necessidades especiais (uma). Para participar do processo seletivo, que não possui taxa de inscrição, sendo gratuito, o interessado deve ter concluído a graduação em curso de Enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação (Mec). Destacam-se, como linhas de pesquisa, “Saúde Coletiva e Enfermagem” e “Cuidar em Saúde e Enfermagem: teorias, métodos e tecnologias”.

Os documentos exigidos no Edital (https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/03/1-EDITAL-PPGEnf-1-2025-FINAL.pdf) deverão ser enviados para o e-mail ppgenf@unimontes.br, digitalizados e na sequência a seguir: ficha de inscrição preenchida (Anexo 1 do Edital); cópia do diploma de graduação em Enfermagem (frente e verso), expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou certificado/declaração de conclusão de curso de graduação em que conste a data da colação de grau; ficha para avaliação curricular (Anexo 2) e cópia do Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes/CNPq, disponível na página https://www.lattes.cnpq.br/; cópia da Carteira de Identidade e CPF (frente e verso); cópia do Título de Eleitor (frente e verso) e do comprovante de votação na última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); fotografia 3×4 (recente); termo de compromisso para realização do mestrado no prazo máximo de 24 meses e o compromisso de apresentar comprovante de proficiência em Língua Inglesa por agência competente especializada / Instituição de Ensino Superior (IES) ao final do primeiro semestre letivo e Proposta de Projeto de Pesquisa, conforme modelo do Anexo 4 do Edital.

A documentação deverá ser enviada em um único arquivo, convertido para formato PDF e renomeado para Processo seletivo PPGEnf 2025 – Nome completo do(a) candidato(a). O candidato receberá, por e-mail, a confirmação de recebimento da inscrição.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado em três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: avaliação do Currículo Lattes (resultado no dia 02/06); prova escrita, com duração de três horas, prevista para o dia 16 de junho, em horário e local a serem divulgados no dia 13 de junho (resultado no dia 30/06); e projeto de pesquisa, cujo resultado será divulgado junto com o resultado final, previsto para o dia 04 de julho de 2025, antes de eventual interposição de recursos, e dia 14 de julho, após recursos. Os resultados de cada etapa, bem como o resultado final, serão publicados no sítio eletrônico: https://unimontes.br até as 18 horas da data especificada.

As aulas do Mestrado em Enfermagem começam em agosto de 2025. A duração do curso é de dois anos.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes