A Universidade Estadual de Montes Claros realiza em setembro, entre os dias 25 e 28, o VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), principal evento do ambiente acadêmico para socializar os resultados dos projetos desenvolvidos na instituição e nas demais instituições do ensino e pesquisa mineiras. O tema para este ano é “Universidades: Cenários e Desafios”.
Na edição do ano passado, o FEPEG reuniu cerca de três mil pessoas, sendo 2,5 mil inscritos. A expectativa para 2013 é de ampliar em 10% este número de participantes. Atualmente, o município de Montes Claros conta com 24 universidades, faculdades e institutos de educação superior. Juntos, totalizam 35 mil alunos em todas as modalidades de ensino.
Para o presidente do comitê organizador do VII Fepeg e pró-reitor de Ensino da Unimontes, professor João Felício Rodrigues Neto, a partir da missão e da visão da Unimontes, o Fórum permitirá uma discussão mais ampla de temas sobre a educação, ciência e tecnologia pertinentes às questões regionais e nacionais.
“O evento congrega todos os segmentos de nossa Universidade e, dessa forma, discutir as metas da Unimontes para criar indicadores de acompanhamento e geração de produtos no ambiente acadêmico”. O Governo de Minas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) são apoiadores do evento.
Inscrições
As inscrições para o VII Fórum estão abertas desde segunda-feira (24/06) e podem ser feitas até o dia 24 de setembro no próprio portal eletrônico do evento: www.fepeg.unimontes.br. É necessário seguir um cadastro com o fornecimento do e-mail, CPF, área de atuação e endereço.
A participação é aberta aos estudantes do ensino médio, universitários, servidores, mestrandos, doutorandos e professores de todas as instituições de ensino superior.
Cada interessado pode inscrever até dois trabalhos científicos para submissão nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O prazo para análise e seleção desses trabalhos termina no dia 22 de julho. Em 2012, foram apresentados quase 700 pôsteres durante o evento.
Há inscrições também para oficinas e minicursos, tanto para quem for ministrá-los como para quem quer participar. O limite por pessoa é de oito horas/aula.
O comitê organizador conta, ainda, com o suporte técnico específico para cada área de abrangência do evento. Os responsáveis por setor e os respectivos contatos são o professor Carlos Alberto Meira (Pós-Graduação), 3229-8220; Ramon Fonseca (Ensino), 3229-8140 e 8145; Biah Cerqueira (Extensão), 3229-8160; Farley Barbosa Gonçalves (Pesquisa), 3229-8180; e Diego Vinicíus Castro (Tecnologia e Informação), 3229-8300 e 8078.