Mais uma iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de inclusão social por meio do esporte. A ação é do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU), que lança neste sábado (14/12), às 8h30, o projeto da “Escola de Futebol Unimontes”. Haverá três etapas, sob orientação dos professores Janilson de Assis Miranda (coordenador CEU), Geraldo Magela Durães (coordenador dos Esportes Terrestres) e Alexandre Caribé da Cunha (coordenador do projeto).
O investimento para cada participante é de R$ 45,00 que será revertido em um kit-treino: calção, camisa e colete. “Ainda não temos o total de alunos, o que será determinante para a formação das turmas. Provavelmente, as aulas acontecerão às terças e quintas, de 8 às 9h30 e de 17 às 18h30”, lembra Alexandre Caribé. A primeira aula deverá acontecer em 11 de fevereiro.
Ir além de um treinamento físico e tático, mas contribuir para o surgimento de novas promessas no esporte, é uma das metas do projeto, que trabalha, também para incluir socialmente os participantes – em especial alunos de escolas públicas. A expectativa dos organizadores é de reunir, neste primeiro momento, 100 crianças.
Alexandre Caribé explica que as atividades contemplam conhecimentos específicos do esporte: fundamentos, treinos, competição e até mesmo brincadeiras lúdicas.
Público
Outro objetivo da “Escolinha da Unimontes” é assistir crianças e adolescentes dos 9 aos 15 anos, filhos dos servidores, docentes e de acadêmicos da instituição, bem como atender crianças carentes de bairros próximos da universidade. Há possibilidades de que, a partir do desenvolvimento do projeto, sejam formadas novas turmas com faixas etárias diferentes.
Dentro do cronograma foram observadas etapas importantes como a própria elaboração e concepção das atividades, a seleção e treinamento de estagiários – acadêmicos de Educação Física da Unimontes – e a divulgação do projeto em visitas a escolas e colégios como convite para as inscrições.
“Além de preencher o tempo ocioso das crianças e jovens da nossa região, a Escola ensina a prática do futebol, com instrutores preparados e ambiente físico e social propício à prática saudável do futebol, valorizando o desenvolvimento e evolução da criança e do adolescente”, prevê o coordenador.
A parceria com empresas, instituições governamentais, ONGs e indústrias será imprescindível para o andamento e a impulsão do projeto, conforme os coordenadores, já que oferece oportunidades significativas de atrelar a marca a uma iniciativa social.
A partir do sonho e do interesse de cada aluno, serão selecionados os melhores para participarem de competições em nível local e regional. A Escola servirá também como laboratório para o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito do esporte, envolvendo acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Serviço social, Ciências Sociais, Odontologia, Enfermagem, entre outros.
SERVIÇO
Inscrições na secretária do CEU. Os candidatos devem entregar os seguintes documentos:
– Atestado médico liberando para a prática do futebol;
– Certidão de nascimento ou documento de identidade;
– 02 (duas) fotos 3X4 (ficha e carteirinha);
– Documentos comprovativos de vínculo com a UNIMONTES (responsáveis);
– Documentação escolar (declaração e boletim escolar);
– Autorização dos pais (ficha de inscrição)