A Universidade Estadual de Montes Claros inicia nesta sexta-feira (22/03), as atividades do “curso de especialização Lato sensuem Análise da Criminalidade, Violência e Segurança Pública no Norte de Minas”. O evento acontece no auditório do prédio 1, às 19h30, com aula inaugural do coordenador de Análise e Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Justiça, José Francisco da Silva. O público prestigiará, também, o lançamento pela editora Unimontes do livro “Violência em Perspectiva – Estudos, Pesquisas e Apreensões Cotidianas”, que reúne artigos sobre diversos aspectos da criminalidade.
Em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança (Renaesp), do Ministério da Justiça, o curso terá a duração de 18 meses, com a participação de 50 alunos. A iniciativa é do departamento de Ciências Sociais da Unimontes e da coordenação do programa de Mestrado em Desenvolvimento Social, com participação efetiva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Metodologia, Criminalidade e Violência.
A iniciativa tem como proposta debater e ampliar a produção do conhecimento sobre os direitos civis, violência, criminalidade, políticas públicas e desenvolvimento. Permitirá, ainda, qualificar a capacitação de profissionais atuantes nas organizações de segurança pública, em especial no Norte de Minas.
“Em face à dimensão multidisciplinar, o curso proporcionará o desenvolvimento simultâneo da teoria, prática, procedimentos e atitudes frente às questões terminantes para o aperfeiçoamento da gestão da segurança pública na região”, afirma a professora Maria ngela Figueiredo Braga, coordenadora da pós-graduação em Análise da Violência e Segurança Pública.
O livro
Organizado pelas professoras Maria ngela Braga, Sheyla Borges Martins e Geusiani Pereira da Silva, o livro “Violências em Perspectiva – Estudos, Pesquisas e Apreensões do Cotidiano – reúne artigos que contemplam diferentes problemas da segurança pública.
“Os textos abordam realidade da violência não somente em Montes Claros e no Norte de Minas, mas em todo Estado de Minas Gerais”, explica a professora Maria ngela. “São apresentados resultados de pesquisas que têm como objetivo subsidiar as ações dos órgãos públicos e instituições que trabalham diretamente com questão da segurança pública e com o combate à violência e à criminalidade”, observa.
Ela destaca que: “são apresentadas diversas abordagens e olhares sobre a criminalidade, construindo uma análise mais pertinente das situações reais, assim como a busca negociada de soluções. Nesse horizonte, a relevância do livro consiste, principalmente, no fato de que ele apresenta resultados de pesquisas relativas à realidade mineira, contribuindo tanto para o conhecimento acerca da problemática social que envolve as práticas criminais e suas causalidades e implicações para a reflexão sobre questões locais e suas especificidades – que requerem atenção, visto que muitos estudos enfocam apenas a questão da segurança pública nos grandes centros urbanos”.