A cultura do Norte de Minas perdeu nesta segunda-feira (25/10) o presidente da Associaçao dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Joao Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza. Ele faleceu aos 88 anos, em decorrência de parada cardíaca.
O velório será realizado na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, no Bairro Santa Rita, a partir das 15 horas desta segunda-feira. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira, no Cemitério Bonfim, em horário ainda a ser marcado,

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nota, na qual lamenta o falecimento do Mestre Zanza, líder dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, que são os personagens da centenárias Festas de Agosto de Montes Claros, realizadas há 182 anos. A Universidade incentiva a preservação das tradições por meio do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), que tem um espaço dedicado aos mestres das Festas de Agosto no setor “Saberes e Fazeres”.
Na nota de pesar, a Unimontes ressalta que, “como instituição que valoriza e preserva a cultura popular e nossas tradições” neste momento de profunda dor, “presta as homenagens ao Mestre Zanza, que, com simplicidade, alegria e devoção, tornou-se um ícone das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros, das quais começou a participar desde os cinco anos de idade, inspirando gerações ao longo de mais de oito décadas”.

Foto: Vinícius Corrêa Araújo


“Ao longo de sua vida, assim como seus liderados catopês, marujos e caboclinhos, o Mestre Zanza foi o protagonista de inúmeros estudos acadêmicos e documentários sobre a riqueza da nosso folclore, contribuindo para a divulgação desse imenso patrimônio imaterial”, destaca o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.
“Consternados, reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de centros de ensino, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unimontes lamentam a inestimável perda do Mestre Zanza, que deixa entre nós um grande legado e exemplo de valorização e engrandecimento da cultura popular”, diz a nota da Universidade.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores