Acadêmicos voluntários da Unimontes no atendimento às crianças de São Miguel do Fidalgo, no interior do Piauí (Matheus Barbosa)

Com o terceiro maior território do Nordeste Brasileiro, o Piauí está conhecendo de perto o trabalho que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve na área da extensão acadêmica. Desde a manhã de domingo (23), acadêmicos e professores mineiros participam do Projeto “Expresso Solidário” no pequeno município de São Miguel do Fidalgo, com ações de saúde, educação, direitos humanos e lazer a partir das demandas apresentadas pela comunidade local.

Os trabalhos serão aplicados, também, no município vizinho de São Francisco do Piauí, distante 50 quilômetros, e integram a conexão voluntária Minas-Piauí, com cronograma agendado até o dia quatro de fevereiro. Nas primeiras intervenções, a equipe da Unimontes contou com a receptividade dos piauienses, em especial crianças e idosos.

A viagem teve início na noite de sexta-feira (21), com saída do campus-sede. O roteiro do ônibus, que foi caracterizado com as cores e as marcas do projeto, incluiu uma visita de cortesia antes da chegada ao Piauí. A delegação da Unimontes visitou o campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina/PE, a 1007 quilômetros de Montes Claros.

Após mais 328 quilômetros de estrada, os professores e acadêmicos mineiros iniciaram os atividades em São Miguel do Fidalgo, de 2,1 mil habitantes. Com a participação das autoridades locais, os visitantes promoveram a abertura oficial do projeto. “O mais importante é perceber o interesse do público em participar de nossas ações”, analisou o professor Gilson Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes.

INICIATIVA DE EGRESSOS

O projeto nasceu a partir de uma iniciativa da Liga Extensionista Universitária (LEXU), formada por acadêmicos e egressos de praticamente todos os cursos que a Unimontes oferece nas áreas das ciências da saúde, biológicas, exatas, tecnológicas, humanas, agrárias, sociais e aplicadas. Os moldes são idênticos aos do projeto “Unimontes Solidária”, já desenvolvido desde 2003 em pequenos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com o IDH ainda abaixo da média nacional.

Voluntário no Piauí, o acadêmico Matheus Felipe Barbosa está promovendo um diário de viagem pela rede social twitter, com a divulgação de fotografias e ações do trabalho desenvolvido pela Unimontes. O endereço é @Minas-Piaui. Outras informações pelo e-mail expressosolidario@hotmail.com.