Em visita oficial ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na manhã desta quarta-feira (6/6), o superintendente substituto da Sudene, Antônio Magalhães Ribeiro, esteve em audiência como reitor, professor João dos Reis Canela, para o alinhamento de parcerias entre as duas autarquias. O coordenador de Planos, Programas e Projetos e assessor da Diretoria de Planejamento da Sudene, Bruno Guedes, também participou do encontro.

Na oportunidade, foi destacada a importância da realização do Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene, evento em andamento do qual a Unimontes é uma das organizadoras, ao lado da própria Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e do Banco do Nordeste.

O superintendente Antônio Magalhães Ribeiro foi um dos explanadores na abertura do evento e, como conseqüência desta parceria, nesta quarta-feira, oficializou convite para que a Unimontes participe da elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que está em andamento.

Segundo ele, o plano é resultado de cooperação técnica entre a Sudene e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU).

“O plano é um instrumento valioso enquanto política regional de desenvolvimento e, nesse contexto, a Universidade Estadual de Montes Claros poderá nos ajudar com seus estudos científicos, projetos de pesquisa e dados regionais que apoiem a Sudene na viabilização desta estratégia de desenvolvimento”,disse o representante da autarquia federal.

Ainda conforme Antônio Ribeiro, “ao mesmo tempo, a cooperação científico-acadêmica da Unimontes poderá ampliar a capacidade da Sudene na captação entre os atores regionais”. A proposta, acrescentou, “é sistematizar o conhecimento produzido na Universidade com toda a sua experiência acadêmica e expertise para contribuir na elaboração do Plano Regional”.

EFEITO FÓRUM

“A realização do Fórum em Montes Claros, organizado pela Universidade, já é um excelente objeto de discussões que pode nortear a Sudene nas suas atividades de atração de investimentos e no planejamento de políticas públicas e de desenvolvimento econômico e social’, pontuou o superintendente substituto da Sudene.

Visita superSudene1

Conforme o reitor da Unimontes, é uma honra a Universidade Estadual de Montes Claros participar da elaboração deste plano, pois “nossos acadêmicos, professores e pesquisadores são altamente preocupados em oferecer trabalhos, projetos e estudos científicos com foco no crescimento econômico e na melhoria da qualidade de vida (nas mais diversas áreas do conhecimento)”.

Na oportunidade, o professor João Canela ressaltou a abrangência da atuação da Universidade em Minas Gerais, em quase 40% do território mineiro, com grande sintonia com os anseios da Sudene para o Estado. “Tenho certeza de que será uma parceria profícua com a entrega de resultados com objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população regional”, acrescentou o reitor.

SOBRE A SUDENE

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene – é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar nº 125, de 03/01/2007, com sede na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, e vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia