Assim como as demais instituições de ensino, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com as atividades presenciais suspensas como medida de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo com este cenário, os trabalhos cotidianos como conservação, segurança, reparação, gerenciamento da frota de veículos e utilização da infraestrutura dos campi e dos demais prédios, dentre outros serviços essenciais, foram mantidos, evidenciando o zelo pelo patrimônio público.
Além do campus-sede e dos campi e núcleos em 12 municípios do Norte e Noroeste de Minas, Centro e Vale do Jequitinhonha, a Universidade conta com edificações como o Museu Regional do Norte de Minas, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e a Policlínica Doutor Hermes de Paula, em Montes Claros.
Segundo o diretor de Gestão de Campi, Pablo Diego Soares, uma equipe de colaboradores atua todos os dias em conformidade com as orientações de segurança, resguardando a saúde dos colaboradores e a manutenção das atividades essenciais para a universidade nesse momento de suspensão das aulas. As funções administrativas estão sendo feitas em sistema de home office.
AÇÕES
Neste período, foram realizados periodicamente serviços de capina mecânica de todo o campus-sede, manutenção do serviço de dedetização nos campi, recolhimento de materiais inutilizáveis dos campi de São Francisco e de Januária e transporte e organização de materiais para o anexo do prédio 6, além da instalação de novas iluminações no campus de Pirapora, com o apoio estratégico da Prefeitura local.
Houve a intensificação no trabalho de limpeza e combate ao Aedes aegypti, com a eliminação de materiais inservíveis e que acumulam água e lixo. Outros serviços estão em andamento como a manutenção de todos os refletores do campus-sede, vistoria e substituição de lâmpadas nos prédios e pintura na entrada do hall do Centro de Ciências Humanas e das portarias Principal e Leste, podas e limpeza nas áreas de convivência e remarcação dos espaços de estacionamento nas áreas próximas aos prédios 1, 2, 3, Biblioteca, Reitoria e Prédio 6.