A integração entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a sociedade, as ações desempenhadas pela instituição em 2014, bem como as perspectivas para 2015, foram destacadas pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante o “Encontro com a Imprensa”, na manhã dessa sexta-feira (06/02). Realizado em espaço do auditório da Unimontes – obra que está em andamento no campus-sede, o evento contou com a participação dos integrantes da gestão superior da universidade e dos profissionais atuantes nas emissoras de rádio e de TV, jornais, revistas e portais de notícias de Montes Claros.

O reitor agradeceu a contribuição e a participação dos integrantes da imprensa na divulgação do trabalho da Unimontes, facilitando uma maior interação com a comunidade. Ele lembrou que, apesar das dificuldades enfrentadas, a universidade vive um momento especial. “Temos uma grande responsabilidade com a continuidade das ações desenvolvidas ao longo da história de quase 53 anos da universidade. Damos sequência ao trabalho dos gestores que nos antecederam”, disse João Canela, que citou nominalmente os ex-reitores José Geraldo de Freitas Drumond (período 1989/2002) e Paulo César Gonçalves de Almeida (2002/2010).

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Ele ressaltou que a Unimontes alcança resultados expressivos, com a construção de obras físicas, novos cursos de graduação, a ampliação dos cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrados e doutorados) e o aumento dos investimentos na pesquisa científica e tecnológica. Destacou que as conquistas resultam do esforço dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos. “Por isso, fazemos um agradecimento especial à comunidade acadêmica, da qual temos orgulho”.

reitor principais

Durante o evento, reitor destacou o investimento da Universidade no corpo docente

João Canela citou como um dos destaques do trabalho da universidade a realização do concurso público para o preenchimento de 637 vagas para professor, que teve 4,5 mil inscritos. O certame está em andamento, com a aplicação das provas didáticas, correspondente à segunda etapa. “Felizmente, os trabalhos do concurso prosseguem sem contratempos”, comentou.

O reitor lembrou ainda que o concurso visa assegurar a qualidade do corpo docente, “que representa a viga mestra que sustenta a universidade, no sentido de atender às exigências dos cidadãos. Ele disse que, ao priorizar a qualificação docente, a instituição, a universidade investe na melhor formação dos seus acadêmicos, que “terão que ser competentes perante a sociedade, no sentido de mostrar todo o vigor da Unimontes”.

[+] Galeria de fotos

O professor João dos Reis Canela lembrou que a universidade, recentemente experimentou um momento de exercício da democracia, com a realização das eleições para formação das listas tríplices para reitor e para vice-reitor, que aconteceram em seis de novembro. Reconduzido para o segundo mandato, ele aproveitou a oportunidade para cumprimentar os professores João Batista Silvério e Wagner de Paulo Santiago, que também foram candidatos a reitor. “Agora, estamos formando uma coalização na universidade, com todos somando esforços para implementar as ações e atender aos anseios da comunidade universitária”.

O reitor disse ainda que a Unimontes vive boas perspectivas com o início de nova gestão na administração estadual, sob o comando do governador Fernando Pimentel. “A Universidade tem novas diretrizes. Temos certeza que a instituição vai enfrentar os desafios e dar prosseguimento à contribuição oferecida ao desenvolvimento regional”, concluiu Canela.

O NOVO AUDITÓRIO

Durante o “Encontro com a Imprensa”, o engenheiro e professor Guilherme Augusto Guimarães, do curso de Engenharia Civil da Unimontes, fez uma explanação sobre a obra do auditório, que terá 1,4 mil metros de área construída e capacidade para 780 lugares. Na primeira etapa, estão sendo investidos R$ 1,9 milhão. A previsão é de investimento de R$ 3,6 milhões para a segunda etapa, com recursos liberados pelo Governo do Estado. “Este espaço vai contemplar toda a arte e cultura da nossa região”, afirmou Guimarães.

O reitor João dos Reis Canela disse que o auditório é “a semente” da construção de um teatro em Montes Claros, a fim de atender antiga reivindicação do curso de Artes da Unimontes e da comunidade artística regional. Ele frisou que a obra está sendo viabilizada com recursos estaduais e que a Universidade buscará o apoio do Governo do Estado e das lideranças políticas para garantir a dotação orçamentária e a liberação de verbas dentro do espaço de tempo exigido para o término das obras do auditório.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia