A Universidade Estadual de Montes Claros esteve representada, no Seminário Marco Zero, que dá início ao Programa Ciência na Escola (PCE), nos dias 3 e 4 de dezembro, no Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília-DF. A professora doutora Ester Liberato Pereira, assessora de projetos da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros participou do evento.

Durante o seminário, foram discutidas as principais ações do programa que será imprescindível para o avanço da qualidade da educação e da nota do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Nessa direção, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) investirá R$ 80 milhões nos próximos três anos, de um total de R$ 100 milhões. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é responsável pelo aporte de R$ 20 milhões.

Programa Ciência na Escola

De acordo com a professora Liberato, também foi pauta do seminário as discussões sobre a criação do Programa Ciência na Escola, cuja meta é qualificar a disciplina de ciências na educação básica por meio de novas metodologias e tecnologias, além de instigar estudantes para as carreiras científicas e formar professores do ensino fundamental na área de ciências, fortalecendo o intercâmbio entre instituições de ensino superior e básico. Ciência na Escola é composto por uma plataforma de gestão, monitoramento e avaliação que inclui a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e chamadas públicas para pesquisadores e instituições. Um protótipo desta Plataforma do Programa Ciência na Escola foi apresentado durante o evento.

Além disso, ainda foram apresentados e discutidos no seminário os projetos selecionados para compor o Programa Ciência na Escola.

Um deles é o Clube de Engajamento de Bio-Ciências e Tecnologia para a Sociedade: ClueBTec, constituído por uma rede de colaboradores composta pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e pela própria Unimontes. A liderança da rede é da UFVJM. O ClueBTec foi apresentado pela Coordenadora da Proposta, a professora Leida Calegário de Oliveira (UFVJM), e pela Vice-Coordenadora da Proposta, professora Ana Paula de Figueiredo Conte Vanzela (UFVJM).

Representando a Unimontes no seminário, a professora Ester Liberato considerou o evento importante para que, a partir de 2020, as escolas de ensino fundamental e médio, na região de abrangência das instituições parceiras possam receber ações de incentivo à educação científica.

“O seminário foi fundamental para conhecermos os diferentes projetos que incentivarão o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de Ciências, fortalecendo a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior e outras instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, democratizando o conhecimento e popularizando a ciência”, destaca a professora Ester Liberato.

ClueBTec

O Clube de Engajamento de Bio-Ciências e Tecnologia para a Sociedade: ClueBTec tem o objetivo de integrar conhecimentos das diversas áreas das Ciências e suas tecnologias a partir dos desafios propostos pela sociedade contemporânea. O projeto será implementado em municípios onde existem campus da UFVJM, IFNMG e na cidade de Montes Claros, onde está instalado o campus-sede da Unimontes.

De acordo com a professora Ester Liberato, os programas de pós-graduação da UFVJM, da Unimontes e do IFNMG serão envolvidos na construção e desenvolvimento dos projetos de intervenção, assim como os cursos de graduação e ensino tecnológico. O plano é fomentar a participação de 100% dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação nos projetos de intervenção. 24 escolas públicas, sediadas em Montes Claros, contarão com a execução do projeto ClueBTec na região de abrangência da Unimontes.

Museu Regional como parceiro

O Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unimontes, também atuará como parceira, agregando experiência na construção e manutenção de acervos para a elaboração do portfólio de produtos gerados para cada escola, bem como na melhor maneira de sua apresentação. A Unimontes e a UFVJM também serão responsáveis pela execução do projeto “ClueBTec esclarece” nas Rádios Universitárias.

As ações e atividades iniciaram com a participação no seminário “Marco Zero”, quando houve o alinhamento estratégico entre os gestores do Programa e representantes das redes selecionadas.

A próxima etapa será a sensibilização pelos coordenadores e pela equipe gestora do projeto aos gestores escolares para adesão ao projeto ClueBTec, por meiode fóruns nas comunidades escolares que aderiram ao projeto.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba