A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino, iniciou nesta quinta-feira (16/03), um projeto de acolhimento e acompanhamento dos acadêmicos da instituição. Na proposta estão inseridas diversas atividades voltadas para os alunos.

O projeto visa mostrar ao acadêmico que a Unimontes se preparou para recebê-lo. O processo ensino-aprendizagem é dinâmico, continuo e contempla todas as potencialidades do ser”, afirma a pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Ivana Ferrante Rebello.

“A Unimontes prima por uma formação de excelência, mas pensa ainda no bem-estar, nas condições emocionais, no cuidado com a saúde física. Temos uma estrutura que propicia a nosso aluno esse amparo e cuidado”, enfatiza a pró-reitora.

Ela ressalta que a atual gestão superior da Universidade tem um comprometimento com a as melhorias para a comunidade acadêmica. “Estamos aqui para acolher, servir e dar as melhores condições para um aprimoramento profissional em alto nível”, assegura a professora Ivana Rebello.

Ela informa que a primeira parte do projeto consiste na apresentação da equipe da Pró-Reitoria de Ensino, evidenciando as ações colaborativas e conjuntas que serão desenvolvidas na unidade em prol da qualidade do ensino, do bem-estar estudantil e de todo apoio necessário para que ele se qualifique com excelência na instituição.

As ações da Pró-Reitoria serão apresentadas em reuniões nos centros de ensino da Unimontes, em articulação com os diretores das unidades e chefias de departamentos. O primeiro encontro foi realizado quinta-feira (16/03), no Centro de Ciências Humanas (CCH).

As outras reuniões vão obedecer ao seguinte cronograma: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), 12 de abril; 19 de abril, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); e 16 de abril, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Pró-reitora Professora Ivana Ferrante Rebello. Foto: Neto Macedo/Ascom

A professora Ivana Ferrante Rebello explica que nos encontros nos centros de ensino serão divulgados os projetos, as ações e as unidades de apoio que existem na universidade para a apoiar e incrementar a formação acadêmica.

Entre as ações estão o Pronto Atendimento no campus-sede, o Programa Pappo (apoio psicológico), o Laboratório de Exercício (academia), o Centro de Atendimento ao Servidor da Unimontes (Casu) e o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi).

A pró-reitora de Ensino ressalta que durante as ações, será dada ênfase ao papel essencial que os alunos exercem na Universidade. A Pró-Reitoria de Ensino desenvolverá estratégias e ações para sua plena formação, colocando sua equipe à disposição dos alunos de todos os cursos de graduação.

Política de Inclusão

A professora Ivana Ferrante Rebello anunciou que em abril a Universidade vai iniciar a consolidação da Política de Inclusão (PI), envolverá toda a comunidade acadêmica.

Incialmente, serão debatidos quatro grandes temas, com a participação de profissionais de referência nas respectivas áreas: Autismo, Etarismo, Comunidade Surda e Identidade Social, em datas que serão divulgadas posteriormente.

“Com essas ações a e a gestão da Unimontes está dando os primeiros passos rumo a uma universidade cada vez mais dinâmica, ativa, inclusiva e atenta às mudanças da sociedade”, conclui a pró-reitora Ivana Ferrante Rebello.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”