A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio do Governo do Estado, implantará o Centro Tecnológico para atender as demandas dos cursos de Engenharia e o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa no âmbito da instituição. Na manhã desta terça-feira (07/01), marcando oficialmente o início das obras, o reitor João dos Reis Canela visitou o terreno onde o prédio será erguido, ao lado do Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício, no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Com três pavimentos, o Centro Tecnológico terá 1.934 metros quadrados de área construída. A obra está orçada em R$ 4,8 milhões, sendo que R$ 2,7 milhões estão assegurados – R$ 1,2 milhão liberados pelo Governo do Estado para as obras físicas e outros R$ 1,5 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para equipamentos dos laboratórios e complementação das obras físicas.

CentroEtapa1

Projeção de como ficará a primeira etapa do Centro Tecnológico (Reprodução)

O reitor João Canela destaca o apoio do Governo Estadual para viabilizar o Centro Tecnológico e enaltece a atuação do governador Antonio Anastasia; do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; e do presidente da Fapemig, Mário Neto Borges. “Esse empreendimento será a semente para a instalação do Parque Tecnológico do Norte de Minas”, afirmou João Canela.

Ele visitou o terreno do futuro prédio, acompanhado do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Juventino Ruas Abreu Junior; do professor Guilherme Augusto Guimarães. Também esteve presente o engenheiro Simão Campos, da empresa vencedora da licitação para a construção do Centro Tecnológico.

Cinco laboratórios

Conforme explicou o professor Guilherme Augusto Guimarães, coordenador do curso de Engenharia, com os recursos de R$ 1,2 milhão liberados pelo Governo do Estado serão executadas as obras do primeiro pavimento (644 m²), que terá cinco laboratórios: de Saneamento, Solos e Materiais de Construção, Transporte, Hidráulica e de Estruturas. Com a verba de R$ 1,5 milhão já assegurada pela Fapemig serão adquiridos os equipamentos para estes cinco laboratórios e, ainda, para a construção do segundo pavimento.

Visitacentro destaque

(Da E para D): Professores Guilherme Guimarães e Juventino Ruas Abreu Júnior, reitor João Canela e o engenheiro Simão Campos

“A perspectiva é que, dentro de seis meses, os laboratórios já estejam funcionando”, anuncia Guilherme Guimarães. Ele ressalta que, além da melhoria das atividades para os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, os laboratórios vão atender as demandas de outras áreas da universidade, como por exemplo, o curso de Engenharia de Sistemas, possibilitando, também, a realização de pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias. A previsão é que, ao final, quando estiver totalmente concluído, o Centro Tecnológico venha contar com 15 laboratórios.

“Conservação”

A Unimontes inicia, também, as obras de reformas e melhorias no setor dos laboratórios do curso de Biologia Geral, instalados no campus-sede, que também foram visitados pelo reitor João Canela na manhã desta terça. Funcionam no local os laboratórios de Ecologia e Propagação Vegetal (LEPV), Anatomia e Micropapagação (LAN), Anatomia Vegetal e de Biologia da Conservação. Serão realizadas as obras de drenagem, construção de instalações sanitárias e implantação de um mezanino (um novo pavimento) em um desses prédios.